Uma empresa sem metas fica à deriva. Aprenda agora a importância de definir objetivos claros para seu negócio.
É comum alguns gestores ficarem perdidos quanto aos rumos de sua empresa. Muitas vezes, eles não sabem nem mesmo como realizar um bom planejamento.
São tantos dados e informações que se torna um desafio definir onde se deve focar. Além disso, há tantos fatores externos envolvidos que fica complicado ter qualquer noção de previsibilidade.
Por fim, as tantas opções de caminhos a serem seguidos põem dúvidas na cabeça dos gestores. É como pode ser visto no clássico “Alice no País das Maravilhas”: quando você não sabe o que quer, qualquer caminho serve.
Para evitar esse tipo de situação, é primordial que você comece a estipular metas. Mas por que fazer isso? Como fazer? Como saber que uma meta é alcançável? Siga a leitura e comece a estipular suas metas da melhor forma!
Neste artigo, você verá:
Antes das metas: conhecendo os Objetivos
A importância de estabelecer metas
SMART: o método definitivo para estabelecer metas

Antes das metas: conhecendo os Objetivos
Antes de estabelecer metas, é importante que você conheça os objetivos do seu negócio. De forma geral, objetivo é definido como “aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; propósito”.
Ou seja, objetivo nada mais é do que o estado em que você quer que sua empresa se encontre em determinado setor (ou de forma geral).
O gestor pode, por exemplo, almejar que o seu negócio tenha um aumento de 20% do faturamento. Ele também pode querer que a empresa se expanda e passe a atender uma cidade vizinha.
Independente do que seja, o objetivo serve como um norte para as ações que serão tomadas, atuando como um guia para o desenvolvimento de planos e projetos.
Por que definir objetivos?
A definição de objetivos tem dois efeitos. O primeiro deles é prático, tendo em vista que coloca com clareza o destino pretendido pela empresa.
Dessa forma, torna-se mais fácil desenhar as ações a serem tomadas para atingir esse destino. Com um planejamento direcionado em torno do objetivo, novas ideias podem surgir e fica mais claro quais investimentos devem ser direcionados ao negócio.
O segundo efeito é psicológico. Uma equipe que sabe aonde deve chegar fica mais motivada. Ao invés de nadar sem saber o destino, ela agora encontra um ponto focal importante.
Dessa forma, além de ter ações direcionadas para o cumprimento do objetivo, a equipe também pode desenvolver indicadores para descobrir o quão próximo está do seu cumprimento.
O que são Metas?
Conhecendo o conceito de objetivo, torna-se possível entender o que define uma meta. A meta nada mais é que o objetivo quantificado, isto é, dividido e demonstrado através de tarefas delimitadas por datas.
Uma meta precisa ter um prazo para seu cumprimento, além de um plano de ações a ser seguido.
Voltando ao exemplo dado anteriormente, o gestor tem o objetivo de elevar o faturamento da empresa em 20%. Para cumprir tal objetivo, ele pode estabelecer algumas metas, como por exemplo:
- Aumentar em 10% o número de clientes nos próximos seis meses;
- Reduzir em 12% os gastos nos próximos três meses.
Independente das metas estipuladas, é imprescindível que elas tenham um prazo para serem cumpridas, ou então correm o risco de serem “empurradas com a barriga” até serem finalmente esquecidas.
A importância de estabelecer metas
Você já parou para pensar na quantidade de informações que nós esquecemos diariamente? Isso não é algo ruim.
Na verdade, é essencial que nosso cérebro seja seletivo, escolhendo exatamente o que deve ser gravado e o que pode ir para a lata de lixo da subconsciência. Sem essa seletividade, ficaríamos inundados por informações sem fim.
E é exatamente por causa dessa seletividade que definir metas é tão importante. Com uma linha de chegada e ações a serem tomadas bem definidas, a sua mente investirá energia em imaginar meios eficientes de cumprir o que é proposto.
É algo natural, orgânico. Rearranjar metas e ideias redireciona seus pensamentos e, naturalmente, suas ações em prol daquilo que deve ser feito.
Além disso, esse movimento também influencia toda sua equipe, de forma que todos tenham um pensamento unificado, no sentido de perseguirem o mesmo objetivo e queiram cumprir as mesmas metas.
SMART: o método definitivo para estabelecer metas
Já falamos aqui de várias ferramentas para melhor gerir o seu negócio. Também já falamos sobre métodos para melhor administrar o tempo.
Com todas essas ferramentas e metodologias, não é de se surpreender que também existam meios práticos e funcionais para estabelecer metas realistas para seu negócio.
Entre eles, podemos ver o método SMART. Ele serve como um guia para você realizar uma boa definição de metas. Vamos conhecê-lo melhor?
S (specific): Específico
Ao definir metas, você precisa ser específico. Quanto mais clara for a sua meta, mais fácil será você traçar ações para seu cumprimento. Metas muito abertas são de difícil visualização, dificultando o seu cumprimento.
M (measurable): Mensurável
A meta precisa ser mensurável, isto é, precisa contar com métricas que permitam uma avaliação detalhada do ponto em que ela se encontra. Dessa forma, você consegue avaliar se está próximo ou distante de cumpri-la.
Isso é importante por dois motivos.
Primeiramente, permite que toda a equipe mantenha expectativas realistas em relação à meta.
Em segundo lugar, garante que novas medidas possam ser tomadas de acordo com os resultados mostrados pelas avaliações de rotina.
A (achievable): Alcançável
Evite frustrações: seja realista e defina objetivos alcançáveis pela sua equipe. Não adianta mirar nas alturas se sua empresa está só começando. Sendo realista, você dá uma dose de desafio no nível certo, ao mesmo tempo em que ajuda na evolução do seu negócio.
R (realistic): Realista
É importante que sua meta tenha ligação direta com sua empresa. Ela conversa com a missão e os valores do seu negócio? Ela tem consistência e combina com a direção que sua empresa deve seguir?
Lembre-se: desenhar uma meta que “joga fora” seus valores costuma sair caro. Pense muito bem sobre isso no momento de tomar decisões.
T (time-based): Prazo
Nunca é exagero repetir: sua meta precisa ter uma data limite, isto é, um prazo. Metas que ficam “soltas” são facilmente esquecíveis e ignoradas, algo que você não quer para seu negócio.
Junto com as metas, estabeleça prazos realistas e trabalhe para cumpri-los. Isso será um impulso positivo para sua empresa.
Está pronto para definir metas para seu negócio? A especialização do trabalho pode ajudar você a montar uma equipe vencedora!