Vender é uma das ações centrais de qualquer negócio. Porém, os tipos de vendas variam entre simples e complexas. Entenda mais agora!
Vender é um dos objetivos de qualquer empreendimento. Independente de sua empresa oferecer serviços ou produtos, ela precisa vendê-los a um determinado público de alguma forma.
Para isso, é comum que haja um investimento em marketing, permitindo que haja uma espécie de comunicação entre a empresa e potenciais clientes. Porém, todo bom empresário sabe que isso sozinho não é o bastante.
É necessário ter uma equipe qualificada, realizar planejamentos adequados e saber priorizar os processos a serem executados. Além disso, a empresa precisa estar em constante evolução, estando atenta às novidades da tecnologia e do mercado.
Essa necessidade de atualização não é diferente quando o assunto é o processo da venda em si. É claro que existem treinos que vão ajudar seus funcionários a vender mais e melhor, mas qual a compreensão real que eles têm sobre os tipos de venda?
Vendas podem ser simples ou complexas e entender as diferenças pode auxiliar na montagem de uma estratégia mais eficiente para seu negócio.
Neste artigo, você verá:
Venda Simples e Venda Complexa: qual a diferença?
O que é Venda Simples?
A Venda Simples é comumente vista em varejos, lojas, shoppings, entre outros. É, como o próprio nome diz, pautada em processos mais diretos e simples, tendo um desenvolvimento mais rápido entre a chegada do cliente e a efetivação da venda em si.
Que tal um exemplo prático? Imagine que você vai até uma loja de roupas. Você foi convidado para um casamento e por isso está em busca de um traje que seja adequado para o evento.
O vendedor terá o dever de captar essas informações e, de forma ágil, trazer opções para o cliente. Você (o cliente) examinará as opções e tomará uma decisão, que pode ser comprar um dos produtos oferecidos ou mesmo decidir não comprar nada.
Independente da área, o processo de Venda Simples não será muito diferente do apresentado no exemplo acima. O vendedor capta informações do cliente, entendendo seus anseios e, com isso em mente, oferece opções.
Após a tomada de decisão do cliente, a venda pode ocorrer ou não, o que pode fazer o vendedor reavaliar sua abordagem em relação aos clientes.
O mais importante é entender que a Venda Simples oferece uma relação rápida e direta com o cliente durante o processo de venda. Há uma objetividade evidente, de forma que as palavras não podem ser gastas à toa.
Por isso, caso sua empresa tenha o foco de realizar Vendas Simples, atente-se a isso. Garanta que a experiência de compra seja agradável e rápida. Cliente nenhum gosta de ficar horas e horas esperando um negócio ser realizado.
Capte as necessidades e desejos do cliente, ofereça opções e agarre sua venda!
O que é Venda Complexa?
Enquanto a Venda Simples conta um processo unificado, a Venda Complexa surge como um conjunto de processos que precisam ser realizados para que a venda seja finalmente efetivada.
Sendo assim, não é uma ação única e direta, mas uma soma de ações que irão culminar na venda. Dessa forma, o vendedor ganha um novo papel: o de consultor.
Isso ocorre pois, quando falamos de Venda Complexa, comumente estamos nos referindo a produtos ou serviços de preço mais elevado. Portanto, é natural que o cliente deseje ter mais informações antes de efetuar a compra.
Logo, torna-se necessário que o vendedor tenha pleno conhecimento do produto ou serviço que oferece. Além disso, é importante que ele dedique tempo para passar as informações necessárias para que o cliente tenha pleno entendimento do que é vendido.
Tudo isso é muito bem exemplificado pelo conceito de funil de vendas. Nele, o processo de venda começa desde o momento em que o cliente entra em contato com as informações oferecidas pela empresa.
Na Venda Complexa, essa relação deve evoluir para que, no fim, o cliente decida adquirir o produto ou serviço ofertado. A Plena faz algo do tipo ao informar sobre consultoria administrativa e outras questões da área.
Em síntese, a Venda Complexa exige tempo e paciência para que a empresa possa construir um relacionamento saudável com o cliente. Cabe aos vendedores atuarem como consultores, informando e oferecendo valor em cada etapa da venda.
Quando tiver informação e segurança suficientes, o cliente efetuará a compra, podendo no futuro retornar à empresa, mas sem precisar passar por tantas etapas.
No fim, trata-se de uma abordagem que pensa a longo prazo.
Venda Simples e Venda Complexa: qual a diferença?
Na prática, a diferença entre a Venda Simples e a Venda Complexa reside no tempo investido.
Enquanto a Venda Simples conta com um processo único e direto, a Venda Complexa exige um conjunto de ações que somam para então possa haver a venda propriamente dita.
Isso, porém, não quer dizer que um tipo de venda é melhor ou mais completo que o outro. Na verdade, cada tipo de venda deve ser aplicado de acordo com o produto ou serviço oferecido, além da percepção que os clientes têm sobre o que é oferecido.
Sendo assim, em caso de produtos mais onerosos, torna-se necessário que a empresa ofereça uma maior carga de informações, mostrando-se sempre disposta para elucidar dúvidas dos clientes.
Por outro lado, caso o foco da empresa seja ter um grande volume de vendas, uma abordagem mais direta é a melhor opção.
Imagine, por exemplo, caso o contrário ocorresse. Você sai de casa para comprar uma roupa para um casamento, mas o vendedor sugere que você leia quatro e-books e mais cinco artigos antes de vender aquilo que você deseja. Inconveniente, certo?
A mesma inconveniência ocorre quando o cliente quer conhecer melhor um produto ou serviço, mas os vendedores insistem em ter pressa na hora de vender.
Imagine, por exemplo, que você tem interesse em fazer um diagnóstico empresarial, mas antes quer conhecer como funciona o processo. Seria terrível ter um vendedor pedindo para marcar um diagnóstico para agora, certo?
No fim, tudo se trata de conhecer as necessidades do cliente e entender o tempo certo para vender os diferentes serviços e produtos.
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