Existem vários erros que podem ser perdoados dentro da organização, mas a falta de honestidade não é um deles. Saiba mais sobre a importância dessa qualidade fundamental!

Quando estamos gerindo uma empresa, é normal que tenhamos que lidar com uma série de desafios. São equipes a serem gerenciadas, planos a serem feitos e soluções a serem priorizadas.

Independente do desafio, no entanto, erros acontecem. Por isso, devemos ter flexibilidade para encontrar outros caminhos que possam funcionar dependendo do problema a ser resolvido.

Porém, existem erros mais graves que outros. Enquanto um plano financeiro mal estruturado pode ser corrigido com algum esforço, um problema grave de honestidade não é fácil de ser resolvido.

Isso pode parecer óbvio, mas para muitos empreendedores a honestidade é só uma ideia, não algo a ser praticado diariamente. Vamos entender isso melhor agora? Siga a leitura!

Neste artigo, você verá:

O que é honestidade?

A honestidade no ambiente empresarial

O preço da desonestidade

O que é honestidade?

A honestidade é uma faceta de caráter moral que representa um conjunto de valores positivos relacionados a conduta, comportamento e postura de uma pessoa ou organização. Está relacionada também ao conceito de verdade.

Sendo assim, uma pessoa honesta é aquela que apresenta uma conduta honrada, um comportamento ético e uma postura justa, buscando sempre fazer o que é correto e estando próximo da verdade.

Vale salientar, entretanto, que nem todos interpretam a qualidade da honestidade de maneira correta. Para alguns, ser honesto é ser alguém “sem papas na língua”, isto é, sem filtros e que simplesmente fala o que quer. Isso, no entanto, está longe de ser verdade.

A honestidade também envolve entender o momento de contar certas verdades, sabendo dosar de maneira adequada as informações a serem entregues. Além disso, honestidade é diferente de má educação.

Portanto, podemos enxergar a honestidade a partir da ótica das boas atitudes, mas também da proximidade com a verdade ao mesmo tempo em que se busca criar um ambiente justo. No fim, honestidade e gentileza andam de mãos dadas.

A honestidade no ambiente empresarial

A honestidade é uma qualidade universal, sendo necessária em todas as facetas da vida. Já imaginou estar em um casamento em que não há honestidade? É a receita para a miséria.

No ambiente empresarial não é diferente. Sem honestidade, torna-se apenas questão de tempo para a empresa encontrar um fim. Sendo assim, é necessário haver honestidade não apenas nos funcionários, mas principalmente nos líderes do negócio.

O grande problema, porém, é que não somos capazes de ler mentes. Sendo assim, uma pessoa pode até parecer honesta, mas na prática tomar ações de pura desonestidade. Sendo assim, como coibir esse tipo de coisa?

Apesar de não haver um método que funcione de forma plena, é possível reduzir o impacto e a ocorrência de tais questões. Vamos entender agora!

Fazendo valer os valores da empresa

Já falamos aqui sobre os valores da empresa, valores esses que acabam compondo também a cultura organizacional. Em muitos casos, esses valores nada mais são do que palavras escritas em um papel, tendo pouco significado prático.

Se esse é o caso na sua empresa, isso é algo que precisa mudar. Quando se tem valores como “honestidade” definidos no seu negócio, é preciso lembrar os colaboradores disso a todo momento, de forma a gravar tal valor no âmago da empresa.

Mais do que repetir, é necessário que a tomada de decisões seja pautada em tais valores, de maneira que eles apareçam como um verdadeiro guia para o seu negócio.

Dessa forma, os valores deixam de ser meros enfeites e se tornam algo com um impacto real e positivo na sua empresa.

O feedback como ferramenta da honestidade

Uma forma de estimular uma comunicação clara e honesta é incentivar a entrega de feedbacks por parte da equipe. Além disso, cabe também aos líderes desenvolverem feedbacks que sejam construtivos.

Dessa forma, cria-se um ambiente de confiança mútua, sendo um incentivo ainda maior à honestidade, mantendo a gentileza e trazendo melhorias reais ao seu negócio.

Com a prática, a honestidade na comunicação se tornará automática, ficando cada vez mais gravada nos hábitos básicos praticados pelos membros da empresa.

Vale salientar, entretanto, que os feedbacks não podem ser feitos de qualquer forma. Leia nosso artigo sobre o tema clicando aqui para saber como fazer do jeito certo!

Lidere pelo exemplo

A honestidade não é uma qualidade que parte de baixo para cima. Na verdade, líderes desonestos são como uma praga, infectando os funcionários e dando incentivos para que eles também sejam desonestos.

A longo prazo, essa praga se espalha e acaba tomando conta da própria cultura da empresa. Para evitar isso, é necessário que a honestidade seja cultivada de cima para baixo, isto é, que ela parte dos líderes do negócio.

Dessa forma, mais do que delegar tarefas, cabe ao líder ser um verdadeiro exemplo de conduta, postura e atitudes.

Assim, a ideia de honestidade se espalha pelos liderados, trazendo impactos positivos e duradouros para a empresa.

O preço da desonestidade

Apesar de tudo que já foi demonstrado, há ainda quem acredite que a honestidade não é tão necessária assim. Dessa forma, nada mais justo que mostrar o que a falta de honestidade (ou a desonestidade) pode causar.

Primeiro, temos os problemas óbvios: a desonestidade pode levar a empresa a perdas financeiras e, mesmo quando há vantagens financeiras em ações desonestas, elas ainda podem levar a problemas jurídicos graves.

Além disso, quando a desonestidade é revelada, a reputação da empresa como um todo é manchada, não apenas aqueles envolvidos em esquemas escusos.

Porém, é importante lembrarmos também das pequenas desonestidades, aquelas que não vão para as capas de jornais, mas ainda assim prejudicam a empresa e ferem princípios éticos.

São elas: omissão, pequenas mentiras, feedbacks destrutivos, entre outros. Apesar de serem aparentemente leves, essas ações podem prejudicar a empresa a longo prazo.

Isso ocorre pois elas corroem as relações internas, fazendo com que a própria equipe não consiga trabalhar com a qualidade máxima. Isso é refletido no produto ou serviço e, por consequência, no faturamento.

Assim, a desonestidade só leva a perdas, sejam elas morais ou financeiras. No fim, o barato sempre sai mais caro.

E aí? Está pronto para fortalecer a honestidade na cultura da sua empresa? O setor de Recursos Humanos pode ajudar nisso! Clique aqui e entenda agora.