A importância de se comunicar com clareza

Comunicar-se é uma necessidade em qualquer área de atuação. Para fazer isso com qualidade, porém, é necessário ter clareza. Entenda isso agora!

Não há para onde correr: independente do setor ocupado por sua empresa, a comunicação é importante. Seja para negociar com fornecedores, conversar com a equipe ou trabalhar no marketing, a comunicação está sempre presente.

Logicamente, existem várias formas de promover essa comunicação. Além da existência de variados canais de comunicação, também existem os diferentes tipos de comunicação, como a comunicação empresarial, por exemplo.

Haja comunicação, hein? Mas não se preocupe. No fim, independente do tipo de comunicação a ser adotada, todas elas obedecem a princípios semelhantes. Um dos mais importantes é a necessidade de se ter clareza e objetividade.

Mas afinal, como essas características podem ser definidas? Qual a importância delas? Como adotar tais qualidades na comunicação?

Essas respostas e mais você terá prosseguindo a leitura. Vamos aprender!

Neste artigo, você verá:

Comunicação clara e objetiva: o que é?

Qual a importância de se comunicar com clareza?

Como adotar uma comunicação clara?

Comunicação clara e objetiva: o que é?

Quando nos comunicamos com alguém, queremos dar e receber mensagens. Para isso, utilizamos diferentes formas para realizar essa passagem de informações, como explicam as diferentes teorias da comunicação.

Naturalmente, podem haver mal entendidos. Às vezes, quem recebe a informação não consegue compreender com clareza aquilo que deveria ser passado. Dentre as várias causas, existe uma que abordaremos com atenção especial: a comunicação sem clareza.

Mas o que é, afinal, uma comunicação sem clareza? De forma resumida, é uma comunicação que se dá sem que a mensagem central seja dada de forma evidente, simples, compreensível.

A falta de clareza não é necessariamente uma mentira ou uma informação errada. Na verdade, costuma ser uma informação verdadeira, mas dada de forma que pode gerar confusão. Vamos ver um exemplo prático?

Imagine que você quer pintar de verde uma das paredes da sua casa. Para isso, você pedirá auxílio a um profissional.

De forma clara e objetiva, você irá dizer: “quero que a parede seja pintada na cor verde”. A informação é facilmente compreensível e provavelmente você receberá exatamente aquilo que pediu.

Porém, talvez você não entenda a necessidade da comunicação clara e, ao invés da frase acima, diga: “quero que a parede seja pintada combinando-se as cores azul e amarelo”.

É importante salientar que, juntas, as cores azul e amarela formam a cor verde. Porém, a informação foi dada de forma imprecisa, podendo fazer o profissional se confundir. Ele pode, por exemplo, pintar metade da parede de uma cor e a outra metade de outra.

Seja como for, a comunicação que deixa de ser clara traz muitos riscos a você. No mundo dos negócios, não é diferente.

Uma comunicação clara e objetiva permite que toda a equipe entenda os planos da empresa, de forma que todos estejam convergindo para uma mesma direção. Assim, o seu negócio terá mais chances de atingir o sucesso.

Qual a importância de se comunicar com clareza?

A importância da clareza na comunicação pode ser percebida em diferentes setores da empresa.

Nos diálogos do dia a dia, a clareza evita que haja mal entendidos e outros conflitos, de forma a garantir um bom relacionamento entre todos os colaboradores, gestores e clientes.

Inclusive, a clareza de comunicação é especialmente importante na hora de se fazer feedbacks dos membros da equipe. Nesse ponto, aqueles que trabalham no setor de Recursos Humanos devem ter atenção redobrada.

Além disso, a clareza também garante que todos os colaboradores possam compreender não apenas as metas da empresa, mas também os valores, visão, entre outras questões. Quando todos olham na mesma direção, fica mais fácil chegar ao destino pretendido.

Por último, mas não menos importante, a comunicação clara permite que a gestão como um todo funcione de forma mais simples, garantindo ainda a elaboração de planos mais detalhados e com maior possibilidade de execução.

Nesse sentido, a escolha do canal de comunicação é importantíssima, de forma a não apenas apresentar clareza nas informações, mas também facilitar o acesso e entendimento por parte dos funcionários.

Como adotar uma comunicação clara?

Mas afinal, como aplicar a clareza de comunicação na prática? Falaremos agora os principais passos para você melhorar a comunicação dentro da sua empresa!

O ambiente define a linguagem

Você não deve falar da mesma maneira em lugares diferentes. Dependendo do ambiente em que você está inserido, as palavras escolhidas devem variar. Sendo assim, é importante você conhecer o contexto de sua empresa e de seus colaboradores.

Citando um exemplo: dois médicos se comunicam de forma muito diferente em relação a um médico conversando com um paciente. As informações podem ser essencialmente as mesmas, mas a forma que tais informações são passadas ocorre de forma diferente.

Isso não é mentir ou ser falso. É, na verdade, uma forma de ser mais claro para aquele que está recebendo a informação. Por isso, lembre-se: as suas palavras devem ser coerentes com o ambiente e pessoas com quem você conversa.

O tom de voz é tudo

Boa parte da comunicação reside na linguagem corporal e, principalmente, no tom de voz. Sendo assim, não pense que apenas as palavras importam. A maneira que sua voz expressa tais palavras também conta muito!

Por isso, observe e entenda como é o seu tom de voz. Ele é mais forte e agressivo, ou é suave e quase submisso? Dependendo da situação, é importante adaptá-lo para passar a informação da forma mais coerente possível.

Siga um raciocínio lógico

É importante que suas ideias sigam uma lógica compreensível de causa e efeito. Quando isso não é feito, tem-se a sensação de que as ideias são jogadas e sem nexo.

Por isso, comece com uma linha de raciocínio e siga nela até o fim. Dessa forma, ficará mais fácil para que todos acompanhem e compreendam suas ideias!

Ouça com atenção

Comunicar-se não envolve apenas falar, mas também ouvir. Sendo assim, caso você queira ser melhor entendido, é importante que você também saiba escutar.

Ouça sua equipe, clientes, concorrentes e quem mais quiser falar. Compreenda as ideias e, só após pensar bem, comece a falar. Não existe um bom orador sem antes haver um excelente ouvinte. Exercite sua audição!

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