Manter a comunicação com seus clientes ativos e potenciais é essencial. Dominar os diferentes canais de comunicação já é meio caminho andado para ter sucesso nessa empreitada. Entenda!

Anos atrás, era comum que as empresas buscassem ter uma maior presença na vida dos clientes. Para isso, marcavam reuniões presenciais, faziam ligações e estavam sempre de portas abertas para receber a clientela.

Contudo, isso mudou. Impedidos de se encontrar presencialmente em decorrência da pandemia, empresas e clientes precisaram descobrir novas formas para manter um contato produtivo.

Com a ajuda da tecnologia, esse problema foi superado. Agora, ainda que não haja uma presença física das empresas, elas se mostram disponíveis através dos mais diversos canais de comunicação.

Dessa forma, ainda que haja um distanciamento físico, é possível auxiliar os clientes em seus desafios. No fim, há uma troca: sai a presença da empresa, mas entra a disponibilidade.

No entanto, para que isso seja feito de forma eficaz, é necessário que a empresa domine os diversos canais de comunicação. Vamos entender isso agora!

Neste artigo, você verá:

O que são os canais de comunicação?

Canais de comunicação direta e indireta

Canais de comunicação interna

O que são os canais de comunicação?

Para entender o que são os canais de comunicação, é importante que possamos compreender antes aquilo que é chamado de teoria da comunicação.

A teoria da comunicação é um campo de estudos que envolve o entendimento dos processos de comunicação entre diferentes partes como um todo. Nos focaremos aqui no esquema básico abaixo, uma representação simplificada do processo de comunicação.

Como pode-se ver, existem seis elementos básicos que compõem o esquema de comunicação. Vamos entender cada um deles até chegar no canal de comunicação.

  • Emissor: É aquele que comunica uma mensagem.
  • Destinatário: Também conhecido como receptor, trata-se de quem recebe a mensagem.
  • Contexto: Como o próprio nome diz, é o contexto no qual a mensagem está inserida.
  • Mensagem: É a informação que o emissor deseja passar ao destinatário.
  • Código: É o conjunto de signos, símbolos, sons ou gestos utilizados para transmitir a mensagem. Pode ser um idioma como português, inglês ou libras, por exemplo.
  • Canal: É o meio pelo qual a mensagem é propagada. Por exemplo: a mensagem pode ser escrita, falada, entre outros.

Naturalmente, utilizamos diferentes canais de comunicação dependendo da situação e de um ambiente.

Quando estamos em um almoço em família, por exemplo, o mais comum é que usemos nossa voz como canal de comunicação, ao invés de escrever aquilo que queremos dizer.

No ambiente empresarial, no entanto, é importante que certas informações fiquem gravadas em meios oficiais. Sendo assim, o canal adotado costuma ser por escrito, como visto em contratos, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia, porém, novos canais de comunicação foram surgindo. Agora temos e-mails, sites, videoconferências, aplicativos de mensagens, entre outros.

A grande questão é sabermos utilizar esses canais da forma certa, de maneira que eles possam contribuir para o desenvolvimento da empresa, construindo um relacionamento de qualidade com os clientes.

Canais de comunicação direta e indireta

Quando nos referimos à comunicação empresarial, precisamos entender que nem todos os canais de comunicação funcionam da mesma forma. Há aqueles que são diretos, enquanto também existem os que são indiretos.

Na prática, qual a diferença? E como eles podem ser usados? Siga a leitura e descubra!

Canais de comunicação direta

Os canais de comunicação direta são aqueles que promovem uma comunicação personalizada e bidirecional entre a empresa e o cliente. Dessa forma, a empresa fala diretamente com o cliente em específico, podendo receber respostas de forma ágil.

Isso pode ser feito, por exemplo, através do uso de aplicativos de mensagens. A empresa começa a interagir com um cliente de forma exclusiva, uma interação própria e sem influência de terceiros (outros clientes, etc).

Tal comunicação também pode ser feita através de ligações, e-mails personalizados, chats disponíveis em sites institucionais ou redes sociais, entre outros.

Esse tipo de canal de comunicação permite ao cliente uma participação mais ativa, o que dá a sensação de fazer parte do negócio de alguma forma. Isso ajuda a empresa a construir uma relação mais sólida com o cliente, conquistando um maior nível de fidelidade.

Além disso, o canal de comunicação direta facilita a recepção de feedbacks por parte da empresa, o que só tende a contribuir com a correção de erros e ajustes que podem elevar o nível de qualidade do negócio.

Canais de comunicação indireta

Os canais de comunicação indireta tem como objetivo atingir o maior número de receptores de uma determinada mensagem. Sendo assim, eles não tem o enfoque na personalização, mas no alcance de suas mensagens.

Isso pode ser feito através de propagandas veiculadas na rádio ou televisão, postagens nas redes sociais da empresa, vídeos, entre outros.

Nesse tipo de comunicação, a mensagem não é destinada a um cliente exclusivo e nem ocorre uma comunicação direta.

Na verdade, os clientes podem até responder a algumas mensagens dependendo do canal (como na internet, por exemplo), mas dificilmente essa comunicação tem a mesma continuidade que no canal de comunicação direta.

Isso, porém, não quer dizer que os canais de comunicação indireta são ineficientes. Tais canais tem um propósito próprio: atingir o maior número de potenciais clientes possíveis. Sendo assim, tem um grande impacto no marketing da empresa.

Canais de comunicação interna

Vale lembrar que a comunicação não deve acontecer apenas fora da empresa, mas também internamente. Sendo assim, é importante estar atento aos canais utilizados dentro da própria empresa.

Da mesma forma que ocorre na comunicação com os clientes, os canais internos também se diferenciam entre diretos e indiretos.

E-mails destinados a determinados funcionários são diretos, por exemplo. Por outro lado, um memorando da empresa é um canal de comunicação indireto.

No fim, o importante é ter consciência e escolher com inteligência os canais que mais se adequam aos objetivos do seu negócio.

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