Vender é importantíssimo para qualquer empresa, mas não é a única etapa valiosa para fazer o negócio funcionar. É essencial que o pós-venda receba atenção e seja compreendido. Descubra agora o porquê!
Vender um produto ou um serviço é um dos momentos mais felizes e recompensadores para qualquer empreendedor. Depois de todo o planejamento e trabalho de marketing, finalmente o cliente poderá usufruir daquilo de melhor que a empresa pode oferecer.
Tendo a venda concretizada, muitos empresários simplesmente param de progredir com as estratégias. Ao invés disso, focam na velha repetição para conseguir novos clientes, deixando de lado aqueles que já foram conquistados.
Porém, assim como em um relacionamento, a empresa deve continuar alimentando a boa relação com o cliente. Caso o contrário, ela corre o risco de não ver o cliente novamente, tendo ele encontrado uma empresa que o trata melhor.
Sendo assim, trabalhar com o pós-venda é primordial. Como já vimos ao longo de tantas postagens, essa é apenas mais uma etapa do relacionamento a ser construído com o cliente, mas é de grande importância.
Por isso, compreender o que existe por trás do pós-venda e como realizá-lo com eficácia pode dar excelentes frutos. Siga a leitura e aprenda o essencial!

Neste artigo, você verá:
Por que o pós-venda é importante?
Como realizar um pós-venda de qualidade
O que é o pós-venda?
Como o próprio nome deixa claro, o pós-venda é referente às ações da empresa em relação ao cliente que ocorrem após a venda do produto ou serviço.
Para a maioria das empresas, isso representa um suporte simples, sem um envolvimento real com o cliente. Infelizmente, esse é um caminho perigoso, pois o cliente pode se sentir desamparado, tornando-se apto a migrar para a concorrência.
Na prática, o pós-venda deve ser visto como uma série de estratégias traçadas para garantir a fidelização do cliente, sendo uma das maneiras mais eficientes para conquistar vendas futuras.
Por que o pós-venda é importante?
Mas afinal, caso sua empresa esteja vendendo bem mesmo sem uma estratégia de pós-venda, tal estratégia é mesmo importante? Essa é uma dúvida comum e que traz muita confusão.
Antes de qualquer resposta, é necessário elucidar uma questão. Nenhuma venda sai de graça, tendo em vista que a empresa tem despesas com marketing, equipe, estoque, entre outros.
A porcentagem de lucro é conhecida como ROI (sigla que em português significa Retorno Sobre Investimento). Com isso em mente, existe o fato de que conquistar novos clientes costuma sair mais caro do que fidelizar clientes já existentes.
Sendo assim, mesmo que sua empresa esteja tendo um alto faturamento com a atração de novos clientes, o seu negócio ainda poderia ter gastos reduzidos caso investisse no retorno de clientes já existentes.
Nesse aspecto, uma boa estratégia de pós-venda faz toda a diferença no financeiro da empresa, garantindo que haja menos despesas e vendas mais elevadas.
Estudos mostram que uma retenção de 5% dos clientes tem o potencial de elevar os lucros do negócio entre 25% a 125%. Você consegue imaginar o potencial que existe caso sua empresa consiga reter ainda mais clientes?
Sua empresa só tende a ganhar com isso!
Como realizar um pós-venda de qualidade
Sabendo exatamente o que é e qual a importância do pós-venda, você pode ficar com uma questão em mente: como realizar na prática? Como quase tudo na vida, a resposta é: depende.
De acordo com o setor de atuação da sua empresa, a faixa etária dos clientes e outras questões, haverão medidas mais efetivas no pós-vendas que outras. Porém, não precisa se desesperar!
Também existem caminhos comuns que podem te ajudar a conquistar os seus clientes e garantir a fidelização deles. Vamos entender alguns desses caminhos agora.
Agradecimentos e boas-vindas
Uma das ações mais simples e funcionais a serem tomadas é agradecer ao seu cliente por optar por um produto ou serviço da empresa. Dependendo de seu nicho, isso pode ser feito através de um e-mail ou mesmo uma carta.
Um exemplo simples e prático dessa atividade de pós-venda pode ser vista em alguns restaurantes que fazem delivery. Muitos deles enviam uma cartinha de agradecimento junto com a comida.
A sensação que o cliente tem é de amizade e pessoalidade, como se estivesse lidando com um outro ser humano, e não uma corporação.
Por mais simples que essa ação possa parecer, ela é um ótimo primeiro passo para construir um relacionamento saudável com o cliente.
Descontos especiais
Outra forma de mostrar que a empresa reconhece a fidelidade dos clientes é oferecer descontos exclusivos àqueles que consomem produtos e/ou serviços de forma recorrente.
Instintivamente, o cliente se sente mais apto a consumir, sabendo que ele terá uma vantagem direta no negócio. Além disso, ele sente que a empresa valoriza a sua presença, o que irá garantir que ele retorne ainda mais vezes.
A opinião do cliente importa
Apesar das duas dicas acima serem valiosas, é muito importante lembrar que a comunicação do pós-venda não deve ser unidirecional, ou seja, apenas da empresa para o cliente.
É importante que ele também possa se comunicar com o seu negócio. Para isso, a presença da empresa nas mídias sociais é de suma importância, tornando-se acessível para a recepção tanto de elogios como de reclamações.
Toda essa área deve ser elaborada com uma estratégia que seja coerente em relação à missão e aos valores da empresa, revelando uma identidade que seja real.
Além disso, essa comunicação de mão dupla também pode ser realizada com o desenvolvimento de pesquisas de satisfação, feedbacks, entre outros. No fim, o mais importante é que o cliente possa sentir que é ouvido.
Constância
Nenhuma dessas dicas adiantará caso sua empresa não seja constante. Caso ela “desapareça” da vista do cliente, é só questão de tempo para ela “esfriar” e o cliente esquecer sua existência.
Por isso, mantenha uma presença ativa e esteja atento às dores e desejos da sua clientela!
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