Usando o brainstorming para ter novas ideias no seu negócio

Quando falta criatividade, a produtividade cai. Por isso, ter novas ideias é uma necessidade constante em qualquer empresa. O brainstorming é uma técnica que pode ajudar o seu negócio a encontrar novos caminhos. Entenda agora!

Você já sentiu a sua empresa estagnada? Teve a impressão de que nada andava e de que tudo parecia preso em um círculo vicioso?

Às vezes, isso não representa o fim. Sua empresa pode estar em um momento de estabilidade, mas sem qualquer tipo de inovação.

Por outro lado, seu negócio pode estar atolado em uma crise. Sem novas ideias, fica complicado encontrar a solução e, dessa forma, a empresa corre o risco de se perder de forma permanente.

A criatividade, porém, não encontra barreiras. Mesmo nos momentos mais difíceis, a mente humana consegue se esticar para resolver problemas das formas mais inacreditáveis.

Às vezes até parece mágica. Você não está pensando no assunto, até que “do nada” surge a ideia perfeita, a solução de determinado problema que tanto se assolava.

Sendo assim, os desafios da empresa podem ser superados. No entanto, não é seguro depender de faíscas criativas ou mesmo da aleatoriedade. A criatividade, diferente do que alguns pensam, pode ser exercitada.

O brainstorming surge como uma prática e uma técnica para encontrar novas ideias de forma consciente e direcionada. Com ele, você poderá otimizar o trabalho da sua própria mente e economizar tempo. Está pronto?

Neste artigo, você verá:

O que é o brainstorming?

Como é feito o brainstorming?

E depois?

O que é o brainstorming?

Numa tradução livre, brainstorming quer dizer “tempestade de ideias”. Trata-se de uma técnica que tem como objetivo gerar uma grande quantidade de ideias para a resolução de determinado problema.

Apesar de poder ser aplicada nas mais diversas áreas, tem uma grande utilidade no setor empresarial. A depender do desafio a ser superado, o brainstorming pode trazer soluções rápidas, ideias de planos a serem desenvolvidos, novos produtos, entre outros.

Como é feito o brainstorming?

Apesar de nascer como um recurso que facilita o surgimento de novas ideias, o brainstorming não deve ser feito de qualquer maneira. Na verdade, para extrair o melhor da técnica é necessário seguir alguns passos.

Esses passos não devem ser vistos como uma fórmula mágica, mas como um caminho bem conhecido e funcional a ser seguido. Dessa forma, sua empresa conseguirá ter um grande volume de ideias, selecionando a melhor para superar os desafios.

Junte seus colaboradores, treine e siga o passo-a-passo para ter excelentes ideias para o seu negócio!

Primeiro passo: Conhecendo o problema

Não existe solução sem problema. Sendo assim, um bom brainstorming precisa de um objetivo claro, algo a ser feito ou um problema a ser solucionado.

Ou seja, o gestor e os colaboradores precisam ter clareza na hora de definir o objetivo do uso da técnica. Vocês querem aumentar as vendas de determinado produto? Elevar o faturamento? Trabalhar com o marketing de maneira mais efetiva?

No fim do dia, é o problema que guiará as ações. Ele é como um solo fértil para o florescer de ideias e soluções adequadas. Sem o problema, as ideias parecem soltas e sem coerência.

Antes de buscar a solução, entenda o problema.

Segundo passo: Quantidade na frente da qualidade

Sabemos que geralmente é ao contrário, mas no caso do brainstorming, a qualidade fica em segundo plano. Nesse momento, o importante é gerar um bom volume de ideias.

Sendo assim, não pense muito se uma ideia é boa ou não. Nessa fase, o importante é colocá-la no papel. É importante que todo o grupo se sinta seguro para fazer o mesmo, tendo uma boa comunicação dentro da empresa.

Quanto mais ideias forem colocadas na mesa, mais fácil fica encontrar uma solução para o problema definido.

Terceiro passo: Não é hora de criticar

Não é o momento de criticar ideias. Este passo reforça o que foi dito anteriormente: o volume é mais importante que a qualidade. Ou seja, você não deve coibir uma ideia por achar que ela não é boa. Pelo contrário, seja flexível.

Se a ideia apareceu, simplesmente anote. Faça isso com todas, desde aquelas que parecem ruins, até as que soam excelentes. No meio do processo, é comum confundir as coisas, então anotar é fundamental.

Dessa forma, todo o grupo poderá analisar os resultados do brainstorming posteriormente com calma.

Quarto passo: O incomum é bem vindo

Brainstorming é sobre dar asas à imaginação. Sendo assim, ideias que fogem do padrão são muito bem vindas. Na verdade, tais ideias são até mesmo incentivadas.

São elas que possibilitam à empresa tomar as decisões mais arrojadas e encontrar as soluções mais inesperadas. De novo, isso se liga com a questão da quantidade e com a ideia de não criticar inicialmente.

Com a mente aberta, novos caminhos surgem e a empresa encontra meios que pareciam impossíveis para prosperar. Confie no seu instinto de líder e também em seus colaboradores. Ouça as ideias arrojadas!

Quinto passo: Some as ideias

Ideias são como um novelo de lã: quando se puxa uma parte, o resto vem junto. Portanto, ao anotar ideias durante o brainstorming, preste atenção no que vem em seguida: muitas ideias surgem de ideias anteriores.

Acaba sendo como uma bola de neve: uma ideia simples vai sendo encorpada, crescendo à medida que se soma a outras ideias. No fim, tem-se uma ideia completa e com várias camadas de compreensão.

Por isso, ouse misturar os diferentes pensamentos e propostas dadas pela equipe. Mais uma vez, vale lembrar: quanto mais incomum, melhor. O brainstorming dá a oportunidade perfeita para ousar. Aproveite!

E depois?

É Bíblico: a fé sem ações é morta. Da mesma forma, ideias que não saem do papel tem pouco valor. Ou seja, não adianta fazer todo um processo de brainstorming, mas esquecer de pôr em prática.

Após afinar as ideias e ver o que realmente merece ser feito, você deve desenvolver um plano de ação. Dessa forma, você poderá encaminhar sua empresa na direção certa.

Após isso, é importante acompanhar o desempenho do seu negócio com os indicadores de desempenho.
Por último, mas não menos importante, todo brainstorming passa por uma boa equipe. Por isso, aprender como gerir o seu time é essencial. Clique aqui e saiba como!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima