Preparar o seu time para executar as tarefas com excelência é um dos passos essenciais para a construção de um negócio de sucesso.

Sozinho, não é possível levar sua empresa a lugar algum. Com uma boa equipe, no entanto, novas oportunidades surgem. Porém, ter apenas nomes de qualidade não é o suficiente. É necessário que você tenha uma boa gestão de equipe.

Dessa forma, você não atua apenas como um chefe, mas principalmente como um líder, alguém que dá exemplo e inspira confiança a todos os envolvidos.

No entanto, só confiança não é o suficiente. Por mais que ela seja essencial para o desenvolvimento de um ambiente saudável, a confiança isolada não realiza planos e projetos.

Ainda que você possa contar com as boas intenções da sua equipe, a capacitação profissional é uma necessidade insubstituível.

Dessa forma, além de poder confiar em seus funcionários, você precisa saber que eles têm competência para realizar as atividades às quais eles são designados.

Uma das maneiras mais utilizadas para atingir o nível de competência ideal na equipe é colocá-la para participar de treinamentos. Além disso, a depender da atividade a ser desempenhada, você mesmo pode realizar o treinamento com o seu time.

As possibilidades são variadas e conhecer o tema é essencial para que você possa tomar a melhor decisão para sua empresa.

Neste artigo, você verá:

O que é treinamento?

Os tipos de treinamento

Além do treinamento: desenvolvimento e atualização

O que é treinamento?

No contexto empresarial, treinamento nada mais é que:

o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do alcance dos objetivos organizacionais” CHIAVENATO (2010).

Dessa forma, o treinamento está intimamente ligado a questões de planejamento e também de especialização do trabalho.

Quando bem feito, ele abre novas possibilidades para seu negócio, permitindo que você potencialize seus pontos fortes e corrija os fracos.

Os tipos de treinamento

Vale dizer, no entanto, que o treinamento não serve apenas aos funcionários e/ou liderados. Na verdade, existem vários tipos de treinamento, de forma que alguns deles devem ser aplicados aos administradores, líderes e gestores.

Dessa forma, todas as camadas da empresa recebem as informações certas para realizar as melhorias necessárias no empreendimento. Com isso, o negócio é impactado de forma positiva em todos os seus níveis, indo do tático ao operacional.

Para escolher o melhor tipo de treinamento para sua empresa, no entanto, é importante que você conheça bem o seu negócio. Para isso, um diagnóstico empresarial cai muito bem.

Além disso, realizar um processo de avaliação pelos diferentes setores da empresa também pode te ajudar a enxergar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Sendo assim, você pode optar pelo melhor treinamento para a empresa.

Treinamento para administradores, líderes e gestores

Esse é o tipo de treinamento que foca em questões que impactam a empresa como um todo.

Sendo o gestor aquele que tem uma visão ampla do negócio, o treinamento mais adequado é aquele que trata de questões amplas da empresa, de forma que ele consiga enxergar o seu negócio com clareza e tomar as decisões certas.

Dessa forma, encontramos treinamentos com foco em supervisão, administração, gestão e também comunicação. A arte de dialogar com os diferentes setores da empresa é essencial e jamais pode ser esquecida.

Além disso, esse tipo de treinamento também pode oferecer novas ferramentas para ajudar o administrador, além de auxiliar na implantação de hábitos bons para toda a empresa, como uma melhor gestão do tempo, por exemplo.

Treinamento para colaboradores

É o tipo de treinamento voltado para a implementação de novas competências, especializações, desenvolvimento de habilidades, entre outros. É aplicado aos colaboradores que já tem um certo tempo na empresa.

Tal treinamento, no entanto, não se limita a questões técnicas. Ele também pode e deve servir para desenvolver melhorias nas relações entre colegas, otimização da comunicação e ampliação da compreensão em relação a metas e objetivos.

Ele também pode ser um instrumento para trazer motivação aos seus colaboradores, extraindo o melhor deles para a empresa.

Treinamento em recursos humanos

É um tipo de treinamento voltado principalmente para novos colaboradores. Serve para prover tempo e recursos de adaptação no novo trabalho.

No entanto, também pode ser aplicado a colaboradores veteranos a fim de introduzir novos conceitos e técnicas.

Além do treinamento: desenvolvimento e atualização

Apesar de todas as possibilidades que traz, o treinamento não é a única forma de otimizar os processos da sua empresa.

Sendo voltado para o presente, o treinamento tem como foco a introdução de novas competências e conceitos para uso imediato. No entanto, existem casos em que não há a intenção de usar algo no momento, ou mesmo de aprender algo novo.

Muitas vezes, necessita-se de um treinamento diferenciado, um que tenha um enfoque diverso e que abra novas possibilidades. É disso que falaremos agora.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é um tipo específico de treinamento que é voltado para o futuro, isto é, para uma atividade que a empresa irá exercer lá na frente.

Usa o planejamento de longo prazo como base, de forma a definir quais habilidades serão necessárias no futuro. Dessa forma, é um tipo de treino que antecipa as necessidades da empresa.

É extremamente útil, pois evita que o seu negócio acabe ficando para trás. Além disso, dá o tempo necessário para que gestores e colaboradores se adaptem às novas necessidades que podem surgir no caminho.

Atualização

A atualização, por outro lado, é um tipo de treinamento focado na manutenção de habilidades e relacionamentos. Baseia-se em habilidades e conceitos já adquiridos, mas que precisam de melhorias em diferentes aspectos.

Serve também como uma grande revisão de aspectos já aprendidos anteriormente, mas que podem estar sofrendo com um certo esquecimento.

Além disso, o treinamento de atualização também conversa diretamente com os avanços tecnológicos, servindo para manter os envolvidos em consonância com as constantes novidades tecnológicas em sua área de atuação.

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