5 tipos de avaliação de desempenho para serem aplicados dentro da sua empresa

Você já parou para pensar o quanto os seus colaboradores estão crescendo com o passar do tempo? Se você não faz ideia de como responder a essa pergunta, conhecer os tipos de avaliação de desempenho pode te ajudar!

Um dos maiores erros na administração de empresas é não encontrar boas formas de avaliar o desempenho do negócio. Nesse caso, o gestor se coloca em uma posição de risco, pois não sabe exatamente onde está acertando ou errando.

Tais avaliações também englobam as atividades dos colaboradores, execução de projetos e eficácia de processos. Ainda assim, é bastante comum encontrar negócios que são geridos às cegas, sem qualquer forma de avaliação.

Através das avaliações de desempenho, os gestores e colaboradores ganham mais clareza sobre seus perfis profissionais, percebendo quais são seus pontos fortes e fracos, assim como possíveis espaços para melhoria.

Dessa forma, você conseguirá ter a noção exata da eficiência dos profissionais envolvidos, tomando decisões melhores e progredindo rumo a uma maior estabilidade, saúde financeira e muito mais.

Neste artigo, você verá:

O que é avaliação de desempenho?

Tipos de avaliação de desempenho

As vantagens de aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa

O que é avaliação de desempenho?

É um conjunto de metodologias e ferramentas bastante utilizadas pelas empresas para avaliar o desempenho individual ou coletivo de seus colaboradores, assim como a qualidade do clima organizacional e o grau de efetividade do trabalho em equipe em um determinado período de tempo.

Mas como escolher qual a melhor avaliação de desempenho, sendo que existem várias formas de aplicar? 

Para obter resultados efetivos, o primeiro passo é entender qual tipo de avaliação se adequa melhor à sua realidade. Para tanto, é necessário elencar alguns pontos:

  • O que será avaliado? (Pontualidade, organização, metas de vendas, cumprimento de prazos, entre outros).
  • Com qual frequência essas avaliações serão realizadas?
  • Feedback dos gestores.

Tipos de avaliação de desempenho

Depois que esses pontos estão determinados, é necessário definir como será realizada a avaliação. Para te ajudar, listamos alguns tipos de avaliação de desempenho.

1- Autoavaliação

A autoavaliação é realizada em duas etapas: na primeira, o colaborador é levado a refletir e avaliar seu próprio desempenho.

Na segunda, o colaborador discute com seu superior pontos para melhorar sua performance e juntos encontram soluções, sempre com transparência.

Deve-se ter bastante cuidado ao escolher essa modalidade, uma vez que alguns profissionais possuem uma certa dificuldade em reconhecer e identificar seus pontos fracos.

Caso você tenha uma equipe madura e engajada em melhorias, você acertou em cheio ao escolher essa modalidade, pois ela é ideal para o autoconhecimento e crescimento do colaborador.

2- Avaliação pelo superior direto

Esse tipo de avaliação é a mais tradicional. Os colaboradores serão avaliados por seus superiores diretos.

Essa modalidade só será eficiente caso a avaliação seja feita por pessoas em que os colaboradores tenham mais contato, ou seja, pessoas que determinem suas funções e metas.

Vale lembrar que a relação entre ambos deve ser positiva para evitar dados parciais. 

3- Avaliação da equipe

A avaliação da equipe assemelha-se um pouco com a autoavaliação. A diferença é que aqui avalia-se a equipe como um todo, observando os esforços conjuntos que são capazes de impactar os resultados da empresa.

É de extrema importância a avaliação de equipe, principalmente para manter elevado o grau de efetividade entre os colaboradores, melhorar o fluxo de trabalho e a comunicação. 

4- 360 graus

É bastante utilizada por grandes empresas e gera muitos feedbacks, pois é feita sob vários pontos de vista. Todos, independente de posição hierárquica, podem ser avaliados e avaliadores.

Qualquer pessoa que tenha contato com o colaborador pode o avaliar, inclusive fornecedores e clientes, caso necessário.

Essa modalidade fornece mais credibilidade em seus resultados, uma vez que é analisado de vários pontos de vista.

Segundo relato dos profissionais, com a avaliação 360 graus a perspectiva sobre o desempenho real de cada colaborador se torna muito mais rica, o que reverte positivamente para a empresa, por exemplo, em ganho de produtividade.

5- Avaliação do líder

Muitas empresas deixam de lado esse tipo de avaliação, mas vale ressaltar que o líder é quem conduz a equipe ao sucesso.

Muitos colaboradores espelham-se em seus líderes, então ele deve ser analisado para saber se está no caminho certo e quem faz essa avaliação são os colaboradores e os seus superiores.

Nesse caso, é a equipe quem responderá a perguntas sobre a performance dos seus líderes. Eles também serão analisados pelos seus superiores, podendo obter uma visão mais completa sobre seu trabalho e quais pontos devem ser melhorados.

As vantagens de aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa

A equipe terá grande vantagem ao tornar-se responsável pelo seu próprio crescimento dentro da empresa, buscando melhorar o desempenho e superar as metas.

De forma clara e precisa, as pessoas poderão entender melhor o seu papel dentro da organização e o que a empresa espera de cada um.

Já para os gestores, as vantagens também são relevantes, pois ouvindo a equipe eles vão se posicionar, inspirar e engajar mais seu time, entender o perfil de cada um e suas pretensões, ter mais conhecimento sobre seu próprio papel e influência e melhorar a tomada de decisões.

A empresa vai conseguir identificar quem são as pessoas com maior potencial, assim como aquelas que precisam de auxílio.

Também poderá identificar as lacunas de conhecimento existentes nos seus setores e, com isso, desenvolver seus colaboradores por meio de treinamentos e capacitações mais pontuais e assertivos. 

Mas cuidado: um dos grandes erros das empresas é aplicar avaliações de desempenho e não usar estes dados para fazer um mapeamento de seu estado atual, ou seja, dos seus desafios e oportunidades. 

Por isso, é importante entender todos os formatos de avaliação de desempenho para que possa mensurar de forma fidedigna o crescimento dos seus colaboradores e definir ações.

Um dos pontos que mais influencia no desempenho do seu time é a produtividade. O que acha de entender mais sobre administração do tempo e auxiliar sua equipe a criar técnicas para aumentar seus resultados? Confira nosso conteúdo 6 táticas para melhorar sua administração de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima