Conhecer a alma da sua empresa te ajuda a entender o caminho ideal para seguir, além de firmar a identidade do seu negócio. Saiba mais sobre isso agora!

Gerir uma empresa envolve um elevado número de decisões a serem tomadas. São tantas, que muitas vezes se faz necessário usar certas ferramentas para melhor administrar o tempo.

Além disso, o gestor costumeiramente se vê lotado de informações e números. Muitas vezes, ele gasta horas para lidar com o orçamento da empresa, analisando ganhos e pensando em gastos que podem ser cortados.

Com isso, pode-se cair na armadilha de pensar que a empresa é apenas um meio para alcançar resultados financeiros ou cumprir determinadas metas.

Obviamente você deve buscar sucesso financeiro no seu negócio, além de cumprir as metas estabelecidas. No entanto, seu negócio não se resume a isso.

Com tal pensamento, sua empresa fica limitada e não consegue desenvolver uma identidade própria a longo prazo. Além disso, os seus colaboradores também podem encontrar dificuldades para se sentirem motivados na execução dos projetos da empresa.

Mas como superar esses empecilhos? De que maneira é possível encontrar a “alma” da empresa, aquilo que a fará seguir em frente e dará motivação a todos os colaboradores envolvidos?

É nesse momento que a Missão, a Visão e os Valores do seu negócio aparecem. Esses três pilares serão o sustento de sua empresa, permitindo que ela cresça com segurança e responsabilidade. Vamos entender melhor isso agora!

Neste artigo, você verá:

O que é a Missão da empresa?

O que é a Visão da empresa?

O que são os Valores da empresa?

O que é a Missão da empresa?

A Missão da empresa é o propósito da sua existência, aquilo que faz ela ser necessária ao mundo de alguma forma. Pergunte a si mesmo: “por que criei esta empresa?”. A resposta revelará a Missão do seu negócio.

Sendo o DNA da empresa, a Missão costuma ser firme, mantendo-se inalterada ao longo da vida do negócio.

Em sua firmeza, a Missão também costuma ser um guia para as tomadas de decisões na empresa. Quando algo precisa ser feito, o gestor olha para a Missão e pergunta: “isso ajudará no cumprimento da Missão?”.

Caso a resposta seja negativa, a decisão deverá ser revista. Caso seja positiva, no entanto, deve-se seguir em frente para que o propósito seja cumprido.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo prático! Imagine que existe uma empresa cujo nome fantasia é Comidas Deliciosas. Como o próprio nome expõe, é uma empresa que trabalha com alimentação.

Durante o nascimento do negócio, o gestor refletiu e pensou sobre o motivo da existência do novo negócio. Foi então que decidiu que o propósito da Comidas Deliciosas era o de “oferecer uma alimentação de qualidade a um preço acessível aos clientes”.

Com isso em mente, o gestor começou a tomar decisões que facilitavam o cumprimento da Missão.

Isso o auxiliou na decisão quanto a compra de equipamentos, contratação de equipe, montagem de modelo de negócios, etc.

No entanto, vale um alerta: ainda é preciso levar em conta as capacidades da sua empresa antes de tomar uma decisão. Dessa forma, a Missão sozinha não deve ser a única razão para a tomada de decisões arrojadas.

Mesmo que converse com a Missão, tal decisão também deve se encaixar no orçamento e nos demais setores do seu negócio.

O que é a Visão da empresa?

Enquanto a Missão representa as raízes da empresa, fortes e imutáveis, a Visão aponta para o alto, isto é, para um ponto onde se quer chegar.

Dessa forma, a Visão se mostra uma característica mutável, mas que ainda serve de suporte para guiar as decisões do seu negócio.

É com a Visão que você poderá decidir quais metas devem ser construídas, auxiliando também nas tomadas de decisões e prioridades a serem adotadas.

Além disso, a Visão também permite que se tenha uma noção a longo prazo quanto aos processos da empresa, permitindo que você tenha flexibilidade para mudá-los conforme a necessidade.

Para construir a Visão, no entanto, é necessário um planejamento claro. Diferentemente da Missão, a Visão pede por uma data limite, que pode variar de alguns anos para várias décadas.

O importante é que o gestor e os colaboradores tenham noção exata do lugar em que querem chegar. Para isso, há algumas perguntas que podem ajudar:

  • Onde a empresa quer chegar?
  • Qual impacto a empresa quer fazer no mercado?
  • Qual o próximo grande passo do negócio?

Respondendo essas perguntas, você poderá construir uma Visão clara sobre os próximos passos da sua empresa.

Dando como exemplo a Comidas Deliciosas, a visão do negócio poderia ser: “tornar-se a empresa com maior faturamento do ramo até 2030”. Dessa forma, o gestor e os colaboradores encontram um bom caminho para seguir.

O que são os Valores da empresa?

Com as raízes e o futuro definidos, chegou o momento de definir quais princípios nortearão todo o processo. É aqui que vemos quais são os Valores da empresa.

Eles são as “regras” que definirão a conduta da empresa como um todo para a obtenção dos mais variados objetivos. Enquanto a Missão é o DNA, os Valores são o comportamento da empresa.

Com Valores bem definidos, o gestor e os colaboradores criam uma forma de unidade que permite que o negócio tenha coerência do início ao fim. Essa coerência não é vista só no âmbito do trabalho, mas é reconhecida pelos clientes também.

Alguns exemplos de Valores que podem servir a sua empresa:

  • Seja determinado do início ao fim;
  • Surpreenda o cliente;
  • Não fique satisfeito com o “bom”, busque sempre o “ótimo”;
  • Clareza de comunicação a todo momento.

Esses são apenas alguns exemplos que podem se encaixar na sua empresa. Definindo tais Valores, você fortalece o trabalho em equipe no seu negócio, permitindo ainda que todos entreguem melhores produtos e/ou serviços aos clientes.

Puxando o exemplo da empresa Comidas Deliciosas, ela poderia ter os seguintes valores:

  • Fazer o gosto do cliente SEMPRE;
  • Buscar ter um preço menor que a concorrência;
  • Entregar produtos com qualidade, velocidade e boa vontade.

Com essas diretrizes, a empresa já tem no que se apoiar durante todo o processo de amadurecimento e cumprimento de metas.

E você? Já está pronto para definir a Missão, a Visão e os Valores do seu negócio? Uma consultoria empresarial pode te ajudar durante todo o processo!