Entender a influência da sazonalidade no seu negócio é a chave para fazer um planejamento mais eficaz.

Acompanhar os indicadores de desempenho da empresa pode trazer uma certa confusão. Enquanto em alguns meses tudo parece estar em alta, em outros tem-se a impressão de que o negócio está em decadência.

Essa confusão pode ser um grande empecilho na hora de realizar todos os tipos de planejamentos necessários para seguir com segurança na sua empresa, dificultando ainda o processo de conhecer o seu negócio e entender suas dinâmicas.

Tal confusão nasce da não compreensão do conceito sazonalidade. Esse desconhecimento traz ainda mais desvantagens, como a falta de previsibilidade no seu negócio e uma maior dificuldade na gestão orçamentária.

Por isso, entender a relação da sazonalidade com as vendas na sua empresa é essencial para ter mais controle e segurança sobre seu negócio.

Neste artigo, você verá:

O que é a sazonalidade das vendas?

Os 4 tipos de sazonalidade de vendas

Entendendo a sazonalidade de vendas no seu negócio

Como não sofrer com a sazonalidade de vendas

O que é a sazonalidade das vendas?

Sazonalidade é um termo que se refere a mudanças ou variações de determinado estado em intervalos temporais específicos. É muito aplicada para se referir às mudanças provocadas pelas quatro estações do ano.

Temporalmente bem marcadas, as quatro estações trazem mudanças e características únicas ao ambiente, de forma que tais mudanças se repetem a cada período determinado de tempo.

Acontece que o mesmo conceito pode ser aplicado e compreendido no contexto empresarial, principalmente quando falamos de vendas.

Diferentes produtos e/ou serviços podem ser afetados por fatores externos, influenciando positiva ou negativamente suas vendas.

Dessa forma, podemos definir a sazonalidade de vendas como um período em que a demanda de determinado produto ou serviço sofre uma grande variação.

Esse é um momento de risco, exigindo uma análise cautelosa e uma ampla percepção para captar oportunidades.

Os 4 tipos de sazonalidade de vendas

A sazonalidade pode compreender diferentes escalas de tempo. É importante que você as compreenda para que possa elaborar um planejamento financeiro que faça sentido para seu contexto.

Com isso em mente, veja abaixo os 4 tipos (ou escalas de tempo) de sazonalidade nas vendas.

Diária

Como o próprio nome deixa claro, a sazonalidade diária traz seus picos e quedas durante o espaço de 24 horas.

Isso pode ser percebido, por exemplo, em restaurantes que tem um aumento de público próximo do meio-dia, assim como uma queda após as 14 horas.

Entender essa dinâmica ajuda o gestor a tomar melhores decisões quanto ao estoque, formação de equipes e disposição de serviços a fim de suprir da melhor forma possível as necessidades da clientela.

Semanal

Alguns tipos de empreendimento trazem um maior apelo em determinados dias da semana. Bares costumam ser mais frequentados nos fins de semana, assim como as academias recebem a maior parte do público de segunda a sexta.

Entender a sazonalidade semanal é compreender quais dias o seu negócio tem o maior potencial de atingir uma maior parcela do público. Além disso, ajuda a planejar o cronograma do trabalho com mais eficiência, evitando desperdiçar tempo.

Por último, mas não menos importante, a compreensão desse tipo de sazonalidade abre a oportunidade para se pensar em promoções e outras ideias para atrair clientes em dias de baixa, ou mesmo fortalecer os dias de alta. Tudo depende da sua estratégia.

Mensal

A depender dos produtos e/ou serviços disponibilizados pelo seu estabelecimento, é comum que os clientes optem por adquiri-los em determinados momentos do mês. Um exemplo comum se dá no início do mês, quando a maioria das pessoas recebe o salário.

É possível perceber que essa é uma lógica semelhante à que é vista no tipo semanal. Com isso em mente, o gestor pode se programar para realizar queimas de estoque no fim do mês, por exemplo.

O importante é tirar o maior proveito possível da sazonalidade, ampliando oportunidades e mitigando riscos.

Anual

Alguns negócios tem picos de vendas em determinados meses do ano, ao mesmo tempo em que tem que conviver com quedas em outros períodos.

É comum, por exemplo, que empresas de consultoria empresarial (como a própria Plena) tenham picos nos meses finais do ano, tendo em vista que os clientes pensam em se preparar para o ano que virá.

Nesses casos, ter consciência da sazonalidade é essencial para realizar um planejamento eficaz, além de um desenvolvimento de projetos que sejam realizáveis, não deixando-se iludir pelos bons ou maus meses.

Entendendo a sazonalidade de vendas no seu negócio

Você já entendeu o que é a sazonalidade de vendas, mas uma questão permanece: como ela afeta o seu negócio?

Enxergar a sazonalidade na sua empresa é ver meios de utilizá-la a seu favor. Para isso, você precisa compreender a dinâmica de vendas do seu negócio.

Coloque um ano do seu negócio no papel e separe mês a mês. Analise se sua empresa sofre com uma sazonalidade mensal e veja em quais meses você mais vende, assim como os que são mais sofridos.

Depois aprofunde-se e perceba padrões. Há maiores vendas no início do mês? A procura é maior em dias de semana, ou nos sábados e domingos?

A busca por essas respostas já deverá trazer um indicador quanto a funcionalidade da sazonalidade no seu negócio. Caso seja necessário, observe também os horários de vendas.

Como todos esses dados levantados, você deverá entender como a sazonalidade afeta sua empresa. Mas e agora, como utilizá-la a favor do seu negócio?

Como não sofrer com a sazonalidade de vendas

Existem algumas ações que podem ser tomadas para evitar perdas com a sazonalidade de vendas. Listamos abaixo algumas delas.

Planeje sempre

O Planejamento Estratégico é seu melhor amigo. Faça planos anuais, semestrais, trimestrais, bimestrais e mensais. Quanto mais detalhado e esmiuçado o plano, mais chances você tem de conseguir um bom desempenho com sua empresa.

Entenda seus produtos

Diferentes produtos e/ou serviços reagem de formas diferentes a sazonalidade. Dessa forma, uma mesma empresa pode ver certos produtos vendendo aos montes, enquanto outros se acumulam no estoque.

Conhecer os seus produtos é entender suas potencialidades e fraquezas, permitindo que eles tenham o melhor desempenho possível.

Faça promoções

Promoções são uma forma de evitar o acúmulo de estoque e conseguir uma injeção de faturamento imediato. Em meses de baixa sazonal, podem ser uma ferramenta eficaz para não deixar sua empresa esfriar.

Gerir bem a sua equipe também é essencial para lidar da melhor forma possível com a sazonalidade de vendas! Entenda mais clicando aqui.