Como funcionam os serviços de uma consultoria empresarial? Descubra agora!

Diferentemente do que muitos pensam, a consultoria empresarial não se reserva apenas às grandes empresas. Saiba mais neste artigo.

Você já teve a sensação de que é incapaz de entender sua própria empresa? Não consegue compreender o porquê da lucratividade baixa, ou onde está errando na gestão de pessoas? A gestão de processos inexiste e você nem sabe por onde começar?

Independente do desafio, saiba: você não está sozinho. Por todo o Brasil, milhares de empresários tentam resolver os mais variados problemas em seus negócios, mas essa não é uma tarefa fácil.

Primeiro, o tempo urge e os trabalhos não podem ser parados. Além disso, a quantidade e a velocidade das informações que chegam podem confundir qualquer um. Como resolver um problema que você nem consegue entender qual é?

É nessa hora que a consultoria empresarial pode ser a peça chave para recolocar sua empresa nos trilhos. Mas como isso pode ser feito? O que faz, de fato, uma consultoria empresarial? Siga a leitura e descubra!

Neste artigo, você verá:

O que é Consultoria Empresarial?

Como funciona a Consultoria Empresarial?

Quais os tipos de consultoria?

Quanto tempo dura um projeto de consultoria?

O que é Consultoria Empresarial?

Consultoria Empresarial é um serviço especializado voltado para organizações que desejam potencializar resultados e superar desafios. 

A consultoria pode atuar em múltiplas áreas de uma empresa, como finanças, recursos humanos, tecnologia da informação, produção, estratégia, gestão de projetos, entre outras.

Para fazer isso com eficácia, a consultoria deve ser composta por profissionais qualificados de múltiplas áreas, dando a eles autoridade e segurança para indicarem o melhor caminho para sua empresa.

Apesar de sua importância, porém, a consultoria empresarial ainda sofre com alguns preconceitos. Veremos quais são e se eles tem fundamento ou não.

“Consultoria só funciona para empresas grandes”

Esse é um erro mais comum do que se imagina. Muitos empreendedores de pequeno porte acreditam que os serviços de consultoria sairiam caros para eles, não valendo a pena em relação ao que é visto nas grandes empresas.

Ledo engano. O trabalho da consultoria envolve o contexto no qual seu negócio está inserido, incluindo o porte dele. Dessa forma, o bom consultor não irá sugerir medidas absurdas, assim como não cobrará valores descomunais.

Ainda assim, você talvez pense “o que funciona para uma empresa grande não vai funcionar para a minha”. 

Mais uma vez, o trabalho do consultor envolve levar em conta a realidade das empresas, de forma que boas medidas de grandes negócios podem ser adaptadas ao do pequeno empresário.

Existe espaço para todos na consultoria empresarial.

“Os consultores vão controlar minha empresa”

Não, os consultores não irão controlar sua empresa. Não cabe a um consultor tomar decisões ou retirar sua autonomia. A empresa é sua e cabe a você mesmo ter a responsabilidade por todas as decisões.

O que um consultor faz, na prática, é aconselhar com base nas informações adquiridas, experiência prévia e conhecimento acumulado ao longo do tempo.

O proprietário de um negócio pode rejeitar todas as sugestões de um consultor, caso assim o queira.

Obviamente, essa não é a decisão recomendada. Quando um consultor mostra um caminho recomendável para a empresa, ele faz isso baseado em dados levantados e testados.

Não existe “chute” na consultoria empresarial. Tudo é ciência e experiência.

Uma boa forma de enxergar a consultoria é como uma bússola. Ela indica o caminho e as ferramentas para o sucesso da sua empresa, mas você é o responsável por levá-la até lá. A bússola não controla o navio, mas guia o marinheiro.

Como funciona a Consultoria Empresarial?

O ponto central da consultoria é a necessidade da sua empresa. Ela precisa aumentar o lucro? Ela não consegue andar com as próprias pernas sem a presença do gestor? Seja qual for o caso, a consultoria irá identificá-lo através do diagnóstico.

O diagnóstico é feito através de várias metodologias para descobrir a saúde do seu negócio. Todas as áreas são levadas em conta, pois elas não funcionam isoladamente, mas se relacionam e se influenciam dentro do processo empresarial.

Entre as metodologias de diagnóstico, estão a observação da empresa em funcionamento, questionários com os colaboradores, pesquisas com indicadores de desempenho, análise dos projetos em curso, entre outros.

Além disso, a opinião do gestor é muito importante, influenciando muitas das decisões a serem sugeridas. Como já dito anteriormente, a consultoria não irá controlar sua empresa.

Quais os tipos de consultoria?

Mas o que acontece após o diagnóstico? Como a consultoria poderá influir positivamente na sua empresa?

É nesse momento que, conhecendo o que aflige o seu negócio, será definido especificamente o tipo de consultoria que será aplicada.

Sua empresa tem problemas com a gestão de tempo? Há uma consultoria voltada para isso. O estoque anda uma bagunça? A consultoria também pode se focar nesse aspecto.

Como já foi explicado, a Consultoria Empresarial abarca uma vasta gama de áreas de atuação, podendo auxiliar seu negócio nos mais diversos desafios.

Quanto tempo dura um projeto de consultoria?

A consultoria nada mais é que uma forma de projeto. Sendo assim, tem começo, meio e fim bem determinados.

A depender do escopo do projeto, ela pode ser uma consultoria breve de um trimestre, ou pode se estender por mais de um ano caso seja acordado entre as partes.

É importante frisar, porém, que antes da consultoria iniciar de fato, é conversado com o gestor sobre como ele quer ver sua empresa. Essa visão guiará muitas das decisões, sendo uma premissa que também influenciará o tempo a ser acordado.

Quando o tempo chega ao fim, duas opções surgem ao empreendedor. Primeiro, ele pode decidir seguir com a empresa sem a consultoria, aplicando os aprendizados e buscando resultados cada vez melhores.

A outra opção é renovar com a empresa consultora. A consultoria pode voltar a ser aplicada na mesma área, com metas mais elevadas, por exemplo. Outra opção é estender o leque da consultoria e trazê-la para outras áreas da empresa.

Essa segunda forma traz um suporte contínuo a sua empresa, permitindo que ela siga em uma crescente, ao mesmo tempo em que a consultoria empresarial mantém-se firme com suas propostas de melhorias e correções.


Quer entender melhor sua empresa e descobrir como melhorá-la? Faça nosso diagnóstico clicando aqui e veja sua empresa de uma maneira que você nunca viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima