O Marketing Empresarial não pode ser deixado de lado. Entendê-lo é o primeiro passo para conseguir vender mais e tornar sua empresa lucrativa.
Para qualquer empresa ter sucesso, ela precisa ser vista. Não se trata apenas de ser excelente no que faz, mas também de parecer excelente. Isso pode ser feito através de uma boa construção de imagem e posicionamento perante clientes e concorrentes.
Entretanto, muitas empresas cometem o erro de ignorar o setor de marketing. Elas investem toda a verba em seus produtos e ficam confiantes que a qualidade unicamente será capaz de vendê-los.
No entanto, por melhor que seja um produto ou serviço, ele precisa de certa projeção para ser visto. A economia no marketing sempre sai cara, afetando diretamente o orçamento da empresa e o planejamento geral.
Uma boa estratégia de marketing deve ser uma das prioridades de qualquer empresa. Seja terceirizando o serviço ou tomando conta de sua execução, algo precisa ser feito nesse quesito.
Dessa forma, entender o Marketing Empresarial se mostra essencial para uma boa projeção e um excelente posicionamento. Não é dinheiro sendo jogado fora, mas um verdadeiro investimento. Vamos entender melhor?
Neste artigo, você verá:
O que é Marketing Empresarial?
Como elaborar estratégias com o Marketing Empresarial?
O que é Marketing Empresarial?
O Marketing Empresarial se trata de um conjunto de ações e estratégias desenvolvidas com o intuito captar novos clientes, atender as demandas e conquistar a fidelização dos clientes atuais.
Sendo um termo generalista, o Marketing Empresarial engloba todas as frentes de marketing de uma empresa, tanto online como offline. Além disso, a funcionalidade plena do Marketing Empresarial depende da ação conjunta de todos os setores de uma empresa.
Afinal, assim como a qualidade sozinha não vende um produto, apenas um marketing bem feito não é o bastante.
Por mais que um bom trabalho de marketing consiga captar e converter alguns clientes, um produto de baixa qualidade falará mais alto. Pior: se o marketing for mentiroso, a imagem da empresa corre risco de ser manchada, algo que é difícil de reverter.
Sendo assim, o Marketing Digital não é apenas um impulsionador para a imagem e as vendas da empresa, mas também serve para revelar sua identidade e seus valores.
Dessa forma, mesmo quando se trata de uma atividade-meio, o marketing deve ser levado com seriedade e cautela, pois é a conexão entre o público-alvo e o produto ou serviço da sua empresa.
É com as ferramentas de marketing que você construirá um relacionamento com o cliente. Caso esse relacionamento seja construído em bases sólidas, você tem a chance de ganhar um cliente fiel.
Como elaborar estratégias com o Marketing Empresarial?
Você já entendeu o que é o Marketing Empresarial de uma forma geral. No entanto, fica a pergunta: o que vem depois?
Chega a hora de elaborar estratégias que funcionem para a sua empresa. Como cada empreendimento é único, é difícil criar um molde que funcione para todos. No entanto, existem quatro pilares básicos para o desenvolvimento de boas estratégias de marketing.
Os quatro pilares são conhecidos também como os 4 Ps do marketing. São eles:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Utilizando os quatro pilares, torna-se mais fácil desenvolver uma estratégia de marketing que funcione e respeite o seu planejamento financeiro ao mesmo tempo. Além disso, lembre-se: você sempre pode contratar especialistas da área.
Produto
Como o próprio nome deixa claro, o Produto é aquilo que você vende. Também pode ser um serviço como uma consultoria empresarial, por exemplo, entre outros. O importante é que você saiba exatamente o que você quer vender a seu cliente.
No entanto, na hora de mostrar esse produto ou serviço ao seu público, é importante que você entenda que vender não se trata apenas de oferecer algo, mas de levar a solução de um problema para seu cliente.
Pergunte-se: como o produto ou serviço poderá ajudar a vida do cliente? Quais as dores que o seu público-alvo sofre? Como você pode trazer prazer e alegria para a clientela?
Muito do marketing envolve emoção, então conecte seu produto ou serviço a boas emoções. Além disso, lembre-se: sempre mostre o diferencial daquilo que você oferece. Não seja só mais um diante do mar da concorrência.
Preço
O Preço representa o valor monetário pelo qual você vende o seu produto ou serviço. Entretanto, não é só isso. O preço também é uma forma de informação que pode influenciar na decisão final de potenciais clientes.
Preços mais altos que a média podem passar a ideia de que sua empresa oferece um produto ou serviço de maior qualidade. No entanto, essa estratégia também pode afastar potenciais clientes que podem achar o preço pouco convidativo.
Por outro lado, preços baixos podem transmitir a ideia de baixa qualidade, ao mesmo tempo em que podem aumentar o volume de clientes dispostos a pagar.
No fim, tudo é uma questão de estratégia, transparência e honestidade.
Praça
A Praça é o ponto comercial da sua empresa, ou seja, o lugar em que ela vende os diferentes produtos e/ou serviços. Não devemos, porém, confundir praça com estoque.
A praça, na verdade, não se resume apenas ao espaço físico, mas também inclui os meios digitais e todos os outros canais que a empresa usa para comercializar, como catálogos, revendedores, entre outros.
Sendo assim, é importante que os diferentes pontos comerciais da sua empresa sejam organizados e atrativos. Uma loja suja é tão ruim quanto um site desorganizado.
Em síntese, a praça é um dos elementos que mais vai conversar com a percepção do seu cliente. E lembre-se: a primeira impressão importa muito! Não deixe este quesito de lado nunca.
Promoção
A Promoção nada mais é que a divulgação do produto ou serviço. Isso se dá através dos diversos canais de comunicação.
Nesse momento, conhecer o seu público-alvo é essencial para investir nos canais certos. Dessa forma, você aumenta as chances de ter um retorno favorável, fazendo todo investimento em marketing valer a pena.
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