5 benefícios que a terceirização de serviços pode trazer para seu negócio

A terceirização de serviços tem se tornado uma prática cada vez mais comum, mas nem todos entendem exatamente do que se trata e quais suas vantagens. Explicaremos neste artigo.

Com o surgimento de novas tecnologias, produtos e serviços, as empresas se veem encarregadas de cada vez mais processos e ações diversas. Todas essas novidades aparecem juntas de uma maior complexidade e uma elevação de custos.

Para seu negócio realizar todos esses novos serviços, muitas vezes é necessário ter uma mão de obra especializada, maquinário adequado e um espaço físico ideal para a execução das tarefas.

No entanto, dois desafios surgem dessa nova realidade. Primeiro, há uma maior dificuldade para gerir o financeiro da empresa, pois mais dados devem ser levados em conta e novos custos passam a ser listados.

Em segundo lugar, há a complexidade que assumir essas novas responsabilidades traz. O gestor deve pensar em colaboradores para realizarem o trabalho, espaço e materiais.

Com tudo isso em mente, você pode chegar a pensar que não conseguirá lidar com tantas informações e responsabilidades. No entanto, há algo que pode ajudar: a terceirização de serviços.

Neste artigo, você verá:

O que é a terceirização de serviços?

5 vantagens da terceirização de serviços para seu negócio

O que a lei fala sobre a terceirização de serviços no Brasil

O auxílio que sua empresa precisa

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é o ato de contratar uma empresa para que ela se responsabilize e gerencie uma atividade meio do seu negócio, executando serviços contratados, mas também arcando com os encargos trabalhistas do processo.

É uma maneira da empresa focar em suas atividades principais, economizando tempo e dinheiro enquanto uma outra empresa se encarrega de determinados serviços.

É algo cada vez mais comum, sendo que no Brasil cerca de 25% da mão de obra contratada é terceirizada. Mas afinal, quais as vantagens da terceirização de serviços? Siga a leitura e descubra!

5 vantagens da terceirização de serviços para seu negócio

A terceirização de serviços não deve ser feita sem antes entender exatamente os processos que compõe a sua empresa. Após entendê-los, você será capaz de ver áreas onde a terceirização é bem-vinda.

No entanto, caso você ainda não esteja certo dos benefícios da terceirização de serviços, não se preocupe. Listamos abaixo algumas de suas vantagens. Veja se seria útil para seu negócio!

1- Foco no mais importante

Antes de mais nada, a terceirização permite que os gestores mantenham o foco nas atividades mais essenciais da empresa.

Sem dispersar a atenção com questões secundárias, eles terão mais tempo e energia para planejar e executar planos que atendam às questões mais importantes do negócio.

Enquanto isso, a empresa terceirizada garante entregar os resultados prometidos, num processo de cooperação que só tende a trazer benefícios para as duas partes.

2- Redução de custos

A empresa terceirizada fica responsabilizada por todos os encargos trabalhistas, de forma que você só precisa se preocupar em contratar os serviços da empresa em si. No total, sai mais em conta do que montar um time interno para cuidar do serviço.

Além disso, a terceirização traz mais uma vantagem: a previsibilidade de custos. Isso ocorre porque os valores pagos mensalmente incluem gastos com rescisão, férias, etc.

3- Mão de obra especializada

Como já foi dito anteriormente, a terceirização de serviços envolve o compartilhamento de responsabilidades. A empresa contratada garante executar os serviços previamente combinados, sendo ela uma especialista na área.

Dessa forma, a empresa conta com mão de obra especializada para executar as ações contratadas da forma mais eficaz possível.

Assim como você é especialista em sua área de atuação, os profissionais terceirizados são preparados para executarem os diferentes tipos de serviços.

4- Possibilidade de parcerias

A construção de bons relacionamentos é uma ideia que permeia todo o empreendedorismo. Seja com seus colaboradores internos, fornecedores ou até mesmo a concorrência, construir laços saudáveis só traz benefícios ao seu negócio.

Isso não é diferente quando falamos da terceirização de serviços. Aqui, construir uma boa relação com a empresa contratada pode render belos frutos.

Com a construção de uma parceria, contratos melhores podem nascer, vantagens especiais pela fidelidade, além de acordos vantajosos para ambas as partes. Pode parecer óbvio, mas vale a pena repetir: construa boas relações.

5- Espaço para expandir o negócio

Nunca é exagero dizer: a terceirização ajuda sua empresa a ter foco. Por um lado, o capital humano pode ser direcionado às áreas principais do seu negócio, permitindo que todos tenham tempo e energia para executar suas atividades com eficiência.

Por outro, os investimentos também são potencializados por esse foco. Já que os custos são reduzidos, você ganha a possibilidade de investir dinheiro nas áreas essenciais de seu negócio.

Ao invés de montar um time e estrutura custosa em uma área secundária, o gestor ganha a possibilidade de direcionar essa verba não utilizada para as questões prioritárias do negócio.

O que a lei fala sobre a terceirização de serviços no Brasil

Apesar de todos os benefícios, ainda existe um certo debate a respeito da terceirização no Brasil. Até 2017, a lei permitia apenas a terceirização de atividades-meio, restringindo qualquer forma de terceirização nas atividades principais da empresa.

No entanto, com a aprovação da Lei nº 13.429/2017, passou-se a permitir o uso de mão de obra terceirizada para atividades-fim. Ainda assim, é importante ficar atento a possíveis mudanças na legislação.

O auxílio que sua empresa precisa

A jornada para conhecer sua empresa e entender suas necessidades é longa. Mesmo com o auxílio de serviços terceirizados, é importante que você saiba exatamente o que está fazendo.

No entanto, preso nos afazeres do dia-a-dia, o gestor muitas vezes não consegue ter uma visão de longo prazo e frequentemente não tem uma clara definição de seu próprio negócio, impossibilitando até mesmo decisões relacionadas a terceirização de serviços.

Por sorte, existem empresas que podem te ajudar da melhor forma. O Grupo Plena, por exemplo, é uma empresa especialista em gestão empresarial de resultados, oferecendo serviços de consultoria empresarial para seu negócio.

Juntos, podemos ajudar sua empresa a crescer, ter saúde financeira e prosperar pelos anos vindouros, tudo enquanto você se foca no que realmente importa para seu negócio. Vamos conversar? Clique aqui para entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima