A relação com o cliente é algo que é construído aos poucos. Como você se comporta em relação a isso? Você só se preocupa com o cliente na hora de vender? Talvez seja o momento de rever isso. Entenda agora!

É muito comum alguns gestores acreditarem que o relacionamento com o cliente só existe no momento da venda do produto, ou então quando é necessário resolver algum problema relacionado ao produto ou serviço vendido.

Isso pode até ser parcialmente verdade quando nos referimos a vendas simples, isto é, aquelas vendas em que o cliente percorre um caminho mais direto antes de realizar a compra propriamente dita.

Porém, esse tipo de relação pode ser danosa para sua empresa a longo prazo, pois não cria um senso de fidelidade da clientela. Para ela, sua empresa é apenas mais uma que se preocupa apenas em vender.

Dessa forma, o seu negócio pode ser facilmente substituído por outro, de maneira que será difícil garantir que clientes retornem a sua empresa com frequência.

A melhor maneira de contornar isso é construir um relacionamento com o seu cliente, de forma a fidelizá-lo e transformá-lo em alguém que levará a empresa para novos clientes em potencial.

Neste artigo, você verá:

O que é relacionamento com o cliente?

Como melhorar o relacionamento com o cliente

O que é relacionamento com o cliente?

Relacionamento com o cliente é um conceito da área do marketing que trata da conexão existente entre a empresa e os clientes. Essa conexão pode ser frágil quando há apenas comunicações pontuais, mas pode ser fortalecida com algumas medidas.

Quando fortalecida, essa conexão traz frutos para os dois lados: para o cliente, ele tem um suporte mais acessível e se sente mais ouvido e compreendido. Do lado da empresa, ela conquista um cliente fiel e alguém que defende a empresa de forma espontânea.

Isso, obviamente, não acontece de forma aleatória. Antes de qualquer coisa, a empresa precisa manter um diálogo constante, marcando presença na vida do cliente. Para ajudar a visualizar isso, pense nas suas amizades.

É comum que, para mantermos amizades saudáveis, nós conversemos de tempos em tempos. Esse intervalo de tempo varia de acordo com a relação, mas a comunicação é necessária para a manutenção dessas amizades.

No relacionamento com os clientes, isso não muda. A depender da área de atuação, a empresa precisa encontrar a frequência ideal para manter uma comunicação saudável com o cliente.

Com o desenvolvimento desse relacionamento, a empresa poderá acessar mais informações do cliente, conhecendo cada vez mais o seu público-alvo e criando uma base de dados realista e confiável, podendo utilizar ainda o CRM.

Com todas essas informações, os setores de vendas, financeiro, entre outros podem tirar proveito da melhor forma, adaptando estratégias para conquistar ainda mais a confiança e a fidelidade do cliente.

Como melhorar o relacionamento com o cliente

Mas afinal, quais ações podem ser tomadas para melhorar o relacionamento com o cliente? Como ocorre em várias questões da gestão e administração, não existe apenas uma resposta certa, mas vários caminhos que podem se somar rumo a um melhor resultado.

Por isso, listamos abaixo algumas formas para que sua empresa possa se aproximar cada vez mais do cliente, construindo um relacionamento duradouro.

Solicitar o feedback

Já falamos aqui sobre feedback no contexto interno da empresa. No entanto, também é importante que haja um feedback dado pelos clientes. Sendo assim, não basta vender o produto ou serviço: é preciso conferir se o cliente se sentiu satisfeito com a compra.

Para realizar isso com eficácia, você deve escolher um canal de comunicação que se adeque ao perfil de sua empresa e de seu cliente. Pode ser um e-mail, mensagem de texto ou talvez uma ligação.

O importante é que o cliente possa ter voz para contar sua experiência com o produto ou serviço. Assim, ele sente que a empresa se importa com ele e que suas opiniões podem contribuir com o negócio.

Além disso, isso agiliza a solução para possíveis problemas que o cliente pode estar enfrentando, e acredite: poucas coisas geram uma fidelização maior do que a solução de problemas.

Por isso, nunca se esqueça: a comunicação pós-venda é primordial!

Ser confiável

É natural que as pessoas comecem depositando pouca confiança em sua empresa, ainda mais na primeira experiência. Sendo assim, é necessário que você conquiste a confiança dos clientes, pois só assim eles retornarão ao seu negócio. Mas como fazer isso?

A confiança é conquistada em pequenas atitudes. Primeiro, a pontualidade mostra que sua empresa é séria e organizada. Ou seja, não se atrase para possíveis reuniões marcadas com o cliente.

Outro ponto é toda a equipe demonstrar domínio sobre o produto ou serviço ofertado. Dessa forma, o cliente entende que está diante de especialistas, pessoas que realmente entendem aquilo que fazem.

Com uma maior confiança, o cliente se abrirá cada vez mais para a empresa, podendo se tornar fiel com o passar do tempo.

Focar na exclusividade

Quem não gosta de se sentir especial? Quando um cliente é reconhecido pela empresa, é muito difícil ele não criar um carinho genuíno pelo seu negócio. Para fazer o seu cliente se sentir assim, poucas coisas são mais eficientes que promoções exclusivas.

Isso quer dizer que sua empresa pode recompensar os clientes mais fiéis e duradouros, trazendo vantagens e descontos voltados exclusivamente para eles. Essa é uma ação que potencializa a fidelização e cria um sentimento de confiança ainda mais potente.

Ouvir o cliente

No fim, tudo que o cliente quer é ser ouvido. Já falamos sobre feedback, mas o feedback puro e simples não é o bastante. A sua empresa precisa aprender com o feedback, colocando em prática ações para corrigir erros e oferecer melhorias visíveis.

Além disso, o seu negócio precisa se atentar às dores e desejos do cliente, entendendo exatamente o que ele quer e precisa, tendo ainda flexibilidade para se adaptar e conquistá-lo.

Aos poucos, a confiança e a fidelidade serão construídas, desenvolvendo um relacionamento sólido entre empresa e cliente. Porém, vale lembrar: o relacionamento não acaba aí.

Sua empresa deve seguir presente na vida do cliente, estando disposta a resolver novos problemas e saciar diferentes desejos.

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