Público-Alvo: O que é e como identificar o seu

Independente da área de atuação da sua empresa, uma coisa é certa: você precisa dialogar com seu público. Esse público – também conhecido como público-alvo – pode variar, mas precisa ser conhecido o quanto antes. Aprenda mais sobre isso agora!

Todo empreendimento exige uma boa dose de comunicação. Essa comunicação pode ser interna, quando há um diálogo entre os colaboradores, sendo comum para definir metas e desenvolver planos.

Porém, também é necessário que haja uma comunicação externa, isto é, para fora. Sendo assim, sua empresa precisa dialogar com aqueles que não fazem parte da empresa, enxergando potenciais clientes e conversando com eles.

A área de Marketing foca nesse tipo de comunicação, desenvolvendo um relacionamento que seja positivo e crescente com os clientes, sejam eles ativos ou potenciais.

Porém, essa comunicação não pode ser feita de maneira indiscriminada, sem qualquer filtro. Quando sua empresa tenta se comunicar com todos, ela investe muitos recursos sem que haja um retorno que compense.

Sendo assim, essa comunicação precisa ser feita dentro de uma janela que seja possível de ser atingida. Essa janela é chamada de público-alvo e é o tema que trataremos neste artigo.

Neste artigo, você verá:

O que é público-alvo?

Como descobrir o público-alvo da empresa?

O que compõe o público-alvo?

Exemplo de público-alvo

O que é público-alvo?

Também conhecido como mercado-alvo, o público-alvo é o grupo de pessoas com características em comum que são potenciais clientes dos produtos ou serviços de sua empresa.

A depender do produto ou serviço oferecido, o público-alvo pode variar. Questões como faixa de preço, facilidade de aplicação, entre outras também devem ser levadas em conta.

A partir dessas características de seu produto ou serviço, um determinado público-alvo vai se formando. Como já dito, ele representa as características em comum do público que tem maior potencial de se tornar cliente da sua empresa.

Como descobrir o público-alvo da empresa?

Mas afinal, como uma empresa faz para descobrir qual o seu público-alvo? Neste ponto, muitos gestores cometem um erro bobo: eles montam um perfil de público-alvo a partir de ideias sem um embasamento sólido.

Sendo assim, eles imaginam as características comuns dos clientes, desenvolvendo um público-alvo que carece de dados reais, sendo muito mais uma imaginação do que algo que se aproxime da realidade.

Esse erro, porém, pode custar caro. Investindo os recursos de marketing no alvo errado, a empresa corre o risco de perder grandes montantes de dinheiro sem conseguir ter qualquer retorno que justifique o investimento.

Com tudo dando errado, o empresário para e pensa: “então esse negócio de público-alvo não funciona”. E aí está mais um erro.

O conceito de público-alvo se baseia em estúdios sérios da área, mas para ser eficiente é preciso que a empresa siga uma metodologia, de maneira a adquirir dados pautados na realidade, não na imaginação.

Para isso, será necessário fazer uma pesquisa de mercado, podendo ela ser realizada pela própria empresa, assim como por terceiros. Independente da opção, a pesquisa trará clareza para o seu negócio, de maneira a compreender a segmentação de mercado.

Com tudo isso, você terá as bases para compreender qual é o seu público-alvo!

O que compõe o público-alvo?

O público-alvo de seu negócio deve ser limitado, ou seja, não deve ser demasiadamente amplo. Quando dizemos simplesmente que nosso produto é voltado para homens, essa delimitação é muito ampla, sendo assim imprecisa.

Como já explicado, essa imprecisão gera custos excessivos e um baixo retorno. Portanto, delimitar o público-alvo é uma necessidade irrevogável. Mas como fazer isso? Quais variáveis devem ser levadas em conta?

Listamos abaixo as variáveis mais comuns a serem levadas em conta na hora de delimitar e entender o seu público-alvo.

Geografia

Onde vive a maior parte de sua clientela? O seu produto tem alcance estadual, regional, nacional? Entender o posicionamento geográfico mais comum de seus clientes pode indicar estratégias interessantes para sua empresa.

Outras perguntas interessantes a serem feitas: qual o tamanho da cidade em que seu cliente vive? Qual a densidade? As respostas o trarão para mais perto do seu verdadeiro público-alvo.

Demografia

Aqui nos referimos a questões como idade, sexo, tamanho da família, estado civil, ocupação, renda, escolaridade, religião, nacionalidade, entre outros. Quanto mais dados demográficos, mais fácil fica de entender o seu público-alvo.

Segmentação psicográfica

É referente ao estilo de vida, personalidade, valores, preocupações, dores e prazeres. Assemelha-se aos dados demográficos, mas são questões voltadas mais para o psicológico, podendo indicar o processo de tomada de decisão do cliente em potencial.

Comportamento

Aqui nos referimos a maneira que o cliente se comporta em relação aos seus serviços ou produtos. Ele é um usuário regular? Ele é bem informado sobre todos os produtos que sua empresa oferece? Ele precisa ser alimentado com mais informação?

O que mais motiva o cliente em potencial a comprar? Qualidade? Preço? Promoção?

E quando a empresa é B2B?

Caso sua empresa atenda outras empresas (ou seja, ela é B2B, também conhecida como business to business), não se preocupe! As regras de público-alvo também existem, mas são guiadas por variáveis diferentes. São elas:

  • Porte da empresa;
  • Segmento de atuação;
  • Faturamento;
  • Número de funcionários;
  • Localização;
  • Tempo de atuação.

Exemplo de público-alvo

O público-alvo será diferente para cada negócio, mas aqui listamos um exemplo prático para mostrar como tudo se torna mais específico e fica mais fácil direcionar campanhas publicitárias e produtos para o público certo.

Imagine que temos uma empresa voltada para a venda de suplementos alimentares. Temos várias parcerias com academias que revendem os produtos, mas também queremos fazer vendas diretas.

Após fazer uma pesquisa de mercado, chegamos ao seguinte público-alvo:

Homens e mulheres com idade entre 20 e 40 anos, solteiros, sem filhos, brasileiros, moradores de cidades metropolitanas, tendo renda entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, ensino superior completo, autoconfiantes e ambiciosos, valorizando o corpo físico e um atendimento diferenciado.

Como você pode ver, há uma alta especificidade no texto acima, tornando mais fácil direcionar o produto a quem realmente tem o interesse de comprar. Você pode fazer o mesmo na sua empresa para conhecer o seu próprio público-alvo!

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