Mais do que conhecimento técnico, gerir um negócio exige liderança. Tendo um bom líder, sua empresa tem mais chances de crescer. Saiba como agora!
Você já sabe a importância de gerir as equipes da sua empresa com responsabilidade. Além disso, o alinhamento dessa gestão com as diversas formas de planejamento é essencial.
Você ainda pode contar com ferramentas de gestão e meios funcionais para melhor administrar o seu tempo. No entanto, nada disso será o suficiente se você não for um bom líder.
Todas as técnicas e teorias vão pro lixo quando não há uma prática realmente eficaz no seu negócio. Não há missões e valores que resistam a um gestor que não seja um bom exemplo para seu time.
Por isso, é importante que você saiba liderar sua empresa com responsabilidade. Sendo um líder eficaz e respeitável, você poderá elevar o nível do seu negócio a patamares inimagináveis.
Além disso, há uma série de benefícios que a boa liderança traz para qualquer empreendimento. Vamos entender isso melhor?
Neste artigo, você verá:
3 dicas extras para ser um bom líder
O que é ser líder?
Muitos se confundem ao pensar que o papel do líder é unicamente o de comandar um grupo. Sim, o líder precisa tomar a frente e escolher prioridades, mas não se resume a isso.
Ser líder é inspirar e conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo ou meta comum. Mais do que mandar nos indivíduos que compõem o grupo, cabe ao líder ter a habilidade para extrair o melhor deles.
Além disso, o líder é aquele que enxerga as melhores qualidades dos componentes do grupo, aproveitando tais qualidades para otimizar os resultados da equipe. Um líder que não conhece os membros do seu grupo tem a visão seriamente prejudicada.
Mais do que tudo isso, porém, o líder é o exemplo para toda equipe. Ele inspira confiança e honestidade, criando um ambiente de produtividade e parceria para todos da equipe. Ele busca a coerência entre palavras e ações, conquistando a admiração dos liderados.
O que faz um bom líder?
Assumir o papel de liderança requer grande responsabilidade. Isso, no entanto, não deve gerar medo. Existem treinamentos específicos para ensinar as habilidades que um líder deve ter.
A mais importante talvez seja a capacidade de ouvir com atenção. Mais do que falar, um líder deve ser capaz de ouvir seus liderados e entender suas demandas e necessidades.
Além disso, é importante saber como comunicar as ideias com clareza. Quando um grupo não entende o que é para fazer, é improvável que o resultado seja o desejado.
Sendo assim, o canal de comunicação não deve apenas ser aberto, mas ser livre de ruído e ter clareza. Manter registros de reuniões e conversas é uma boa forma de evitar mal entendidos, por exemplo.
O líder também necessita ter uma percepção apurada, de forma que perceba aquilo que não é falado. Muitas vezes, um determinado colaborador não tem bom desempenho em certa área, mas pode ser excelente em outra.
Perceber essas nuances e atuar em cima delas é uma das atitudes que faz um líder de excelência. Além disso, mediar necessidades conflitantes entre diferentes colaboradores também entra em jogo, sendo importante pesar o que é mais essencial para a empresa.
Por último, mas não menos importante, o bom líder tem a habilidade de dar feedbacks honestos, mas respeitosos. Os feedbacks precisam ser claros sobre os pontos fortes e fracos dos colaboradores, mas com sensibilidade para incentivá-los a melhorar.
Muitos líderes erram ao dar feedbacks destrutivos, que apenas humilham e desmotivam aqueles que deveriam ser seus aliados. Não cometa o mesmo erro. Quando for para criticar, busque sempre formas de incentivar o colaborador a melhorar!
3 dicas extras para ser um bom líder
O papel do líder é um tema que nunca tem fim. Todos os anos, novos estudos aparecem indicando caminhos para liderar com eficácia e respeito. Dessa forma, sempre há algo novo a aprender.
Com isso em mente, listamos a seguir três dicas extras para que você possa ser um líder ainda melhor. Está preparado?
1- Seja flexível
Todo líder precisa saber lidar com os imprevistos. Sendo assim, nada mais lógico do que a necessidade de ser flexível. Podendo se adaptar às mais diversas situações, o bom líder nunca ficará desarmado diante dos desafios do empreendedorismo.
Essa flexibilidade não auxilia apenas o líder, mas também traz confiança a todo time. Sabendo que o cabeça da equipe é capaz de reinventar independente da situação, os membros se veem inclinados a desenvolverem a mesma flexibilidade.
Uma vez aprendida, essa é uma habilidade que você não vai querer esquecer nunca.
2- Conheça os líderes dentro de sua equipe
É importante lembrar que a liderança não é um papel rígido, daqueles que só cabem a uma pessoa específica e que não podem ser aplicados em outras situações. Sim, as organizações precisam ver com clareza quem é o líder oficial.
No entanto, as qualidades de um bom líder também podem ser encontradas nos colaboradores. Identificar essas qualidades e utilizá-las a favor da equipe tem o potencial de trazer resultados maravilhosos.
Você pode, por exemplo, dividir um grande time em pequenas equipes, cada uma com seus líderes. Isso dá agilidade e aumenta a comunicação entre os próprios colaboradores.
3- Ser humilde
Você é o líder, mas isso não quer dizer que está sempre certo. Aceitar feedbacks é uma das características que fazem um bom líder. Vale repetir: você precisa ouvir com atenção o que sua equipe diz.
Dessa forma, você consegue encontrar formas de melhorar, liderando sua equipe de maneira ainda mais eficaz.
Além disso, você ainda ajuda a criar um ambiente de confiança, o que só traz benefícios para a empresa.
E aí, está pronto para assumir o papel de líder do seu negócio? Esse não é um papel simples, mas mantendo a atenção, você consegue encontrar as pistas para seguir o caminho ideal. A autoavaliação pode te ajudar nisso!