Iniciar um novo empreendimento nunca é uma tarefa fácil. Porém, com um bom Modelo de Negócios, o empreendedor pode começar com o pé direito, tendo clareza da direção que quer seguir.
Muitas questões surgem antes de se iniciar um novo negócio. Quais planos precisam ser feitos? Como lidar com o financeiro? Como montar uma boa equipe? Como encontrar um caminho previsível para seguir?
Porém, a decisão mais impactante no nascimento de uma empresa é referente ao Modelo de Negócios a ser adotado. É ele que irá definir boa parte do caminho a ser traçado pelo seu negócio, influenciando boa parte das decisões a serem tomadas.
Além disso, o Modelo de Negócios também influi na priorização de determinados projetos e processos vindouros, sendo um elemento que reside no DNA da empresa.
No entanto, para tomar a melhor decisão quanto ao Modelo de Negócios, torna-se necessário compreender o conceito e os seus diferentes tipos. Vamos aprender?
Neste artigo, você verá:
O que é o Modelo de Negócios?
Também conhecido como Canvas, o Modelo de Negócios é um instrumento que serve para auxiliar no nascimento de um empreendimento. Desenvolvido por Alex Osterwalder, o instrumento ajuda a visualizar as diferentes fases e elementos de uma empresa.
Dessa forma, ele possibilita que o novo empreendedor tenha uma visão integral do seu negócio nascente, encontrando conexões entre diferentes elementos e etapas.
Para conseguir fazer isso, o Modelo de Negócios necessita de uma representação visual clara. Ela se dá através do desenho de um grande quadro dividido em quadros menores, cada um com funções diversas.
Abaixo temos um exemplo de um Canvas exemplificando o que falamos anteriormente.
Mas afinal, por que todas essas divisões? O que as cores representam? E essas perguntas?
Não se preocupe, pois vamos explicar como funciona o Modelo de Negócios mais a fundo agora!
Como?
A zona do “como” serve para que você defina os meios que você usará para dar vida ao seu negócio. É tudo aquilo que serve de suporte para sua empresa. Como você pode ver, essa área (em azul) é dividida em três partes. Vamos entender cada uma delas agora.
Parcerias principais
As parcerias principais são todos os relacionamentos que sua empresa cria com outras organizações que serão benéficas ao seu negócio. Pode ser uma parceria com uma distribuidora, uma empresa de marketing ou mesmo uma consultoria.
Conhecendo aqueles em quem você pode confiar, você já estará um passo mais próximo de ter um negócio de sucesso!
Atividades principais
As atividades principais são as ações essenciais que sua empresa precisa tomar para seguir viva. Você deve considerar questões de manufatura, vendas, distribuição, entre outros.
Conhecer as atividades principais ajuda a entender os gastos da empresa, auxiliando diretamente no planejamento financeiro.
Recursos principais
Os recursos principais são os instrumentos e insumos essenciais para que a empresa cumpra a sua proposta de valor (que veremos mais adiante). Inclui equipamentos, recursos humanos e financeiros, entre outros.
A partir dos recursos, seu negócio terá a possibilidade de realizar as atividades e concretizar parcerias, sendo um pilar que não deve ser ignorado.
O quê?
Aqui reside a alma da empresa. É o motivo de sua existência, aquilo que faz ela funcionar diariamente, além de atrair clientes. É, na prática, o produto ou serviço que ela oferece, sendo o coração do negócio.
Proposta de valor
Todo negócio surge do ímpeto de saciar uma necessidade ou reduzir uma dor. Identificando as dores de seus clientes, você pode oferecer uma proposta de valor, isto é, um produto ou serviço que resolva as dores e as necessidades de quem utiliza.
Isso abre portas para todas as possibilidades imagináveis ou não. Em todas as áreas sempre existe um espaço para atuar. Abra os olhos e a imaginação e descubra que tipo de valor você pode oferecer às pessoas!
Para quem?
Todo produto ou serviço deve ir para algum lugar. É nesse momento que focamos no nosso público, canais de venda e no relacionamento que construímos com o cliente. Entendendo com quem estamos conversando, fica bem mais fácil tomar decisões acertadas.
Relacionamento com os clientes
Lidar com os clientes é essencial para fazer sucesso. Isso não inclui apenas o processo de venda, mas tudo que acontece antes e depois. Como você se comunica com potenciais clientes? Como lida com o pós-venda?
Ao definir as bases do relacionamento com seus clientes, você estará construindo uma estrutura sólida para garantir uma maior fidelização e feedback positivo daqueles que mantêm seu negócio vivo.
Canais
Os canais de venda vão determinar a forma que você fará para que a proposta de valor chegue até o seu cliente. Caso seja um produto, ele será enviado por quais meios? No caso de um serviço, como ele poderá ser executado?
Definir os canais certos não só auxilia no ajuste financeiro de sua empresa, mas ajuda a se comunicar e apresentar a proposta de valor da melhor forma possível para perto de seu cliente.
Segmentos de clientes
É aqui que você definirá onde poderá encontrar o seu público. Isso o ajudará a tomar as melhores decisões em relação ao marketing da empresa, por exemplo.
Além disso, conhecer o segmento do seu negócio também auxilia em questões como identidade visual, linguagem a ser utilizada, entre outros.
Quanto?
Você sabe bem: nada é de graça. Na divisão do “quanto” é onde desenvolvemos as ideias relacionadas a despesas e receitas do negócio, permitindo que ele se desenvolva de forma financeiramente saudável.
Estrutura de custos
Refere-se a tudo que deverá sair do caixa para manter a empresa em funcionamento. É um dos elementos mais importantes na montagem do orçamento empresarial.
Fontes de receita
Como o próprio nome diz, esse é o espaço onde você desenhará os meios de onde sua empresa poderá adquirir recursos financeiros. São todas as entradas e possíveis ganhos financeiros que o negócio terá.
Com tudo isso, você já se sente pronto para montar seu próprio Modelo de Negócios? Entender o conceito de atividades-meio e atividades-fim também pode te ajudar nessa tarefa!