Tomar decisões pode ser um desafio, mas com previsibilidade fica mais fácil definir os rumos da sua empresa.
Todo empreendedor sabe que conviver com a inconstância é uma necessidade. Especialmente no ano de 2020, quando fomos afligidos com uma pandemia, descobrimos a importância de estarmos preparados para o imprevisível.
No entanto, nem tudo precisa ser feito sem qualquer noção do que virá pela frente. Na verdade, ter uma certa noção do futuro é importante para o trabalho de planejamento e tomada de decisões.
Sendo assim, a previsibilidade surge como algo a ser almejado e que auxiliará até mesmo na priorização das atividades de sua empresa, permitindo que você opte pelo caminho mais vantajoso.
Neste artigo, você verá:
A importância da previsibilidade
Os cuidados que você deve tomar para não perder a previsibilidade
O que é previsibilidade?
Previsibilidade nada mais é que a perspectiva sobre como o comportamento do ambiente empresarial, das ações e outros quesitos do negócio irão transcorrer durante certo período de tempo.
Pode se referir a curto, médio ou mesmo longo prazo, dependendo dos seus objetivos e do quão específica você deseja que a previsão seja.
Além disso, ela é influenciada pela constância nos processos de sua empresa, assim como de seus resultados. Se você tem, por exemplo, uma média de vendas estável, então você já tem uma certa previsibilidade no setor.
Quanto maior é a estabilidade e a constância nas diferentes áreas da empresa, maior previsibilidade se tem, permitindo tomadas de decisões mais seguras, além do desenvolvimento de projetos com mais chances de completude.
A previsibilidade, porém, pode ser afetada por fatores externos, como o ambiente político, crises em diferentes setores ou até mesmo pandemias.
No entanto, construir um ambiente de previsibilidade interna (isto é, no âmbito do seu negócio) dá mais forças à sua empresa para superar os diversos desafios que podem se apresentar.
A importância da previsibilidade
A previsibilidade se mostra essencial para vários pontos na vida empresarial. Listamos alguns deles abaixo.
Traçar metas realistas
Um dos erros básicos que muitos gestores cometem é o de traçar metas impossíveis de serem alcançadas pela empresa. Ao fim do período de tempo determinado, tudo que se tem é um grupo desmotivado e decepcionado pela meta não cumprida.
Dessa forma, a previsibilidade permite que o gestor tenha noção das capacidades da empresa. Sabendo a média de vendas, por exemplo, ele pode traçar metas usando esse número como base.
Sendo assim, um objetivo desafiador – mas realista – é oferecido, motivando o time e engajando a empresa rumo a sua completude.
Melhorar a comunicação com colaboradores e parceiros
Muitas parcerias só são firmadas quando há algum nível de previsibilidade sobre os resultados que podem ser alcançados.
Isso pode se dar numa negociação com um fornecedor, ou até mesmo para determinar diferentes metas durante a gestão de equipes.
Não importa o motivo, a previsibilidade abre espaço para uma comunicação mais clara e eficaz, expondo as capacidades de sua empresa e permitindo que os colaboradores e parceiros possam contribuir da melhor forma possível.
Encontrar pontos de melhoria
A previsibilidade pode ajudar a revelar os pontos fracos de sua empresa. Você pode ver, por exemplo, que o alcance da equipe de marketing ao longo de um ano é muito baixo. Isso não deve desmotivar a equipe, mas muito pelo contrário.
Com tal informação em mãos, a empresa pode começar a desenvolver planos para melhorar o desempenho do setor, incentivando até mesmo a interação entre diferentes áreas e equipes.
Dessa forma, até mesmo quando a previsão não é tão positiva, ela tem uma função de grande importância, sendo um instrumento para avaliar o desempenho de sua empresa ao longo do tempo.
Mensurar o impacto de ações diversas
A previsibilidade apresenta uma versão dos eventos que possivelmente ocorrerão. Dessa forma, você sabe aproximadamente o quanto sua empresa vai vender, quantos clientes serão convertidos, etc.
Isso pode ajudar a ter uma nova informação: o impacto de promoções e ações diversas que seu negócio pode fazer.
Sendo assim, você pode comparar, por exemplo, o número de vendas que seriam feitas em um mês “normal” com outro em que você experimentou uma nova promoção.
Isso serve como um termômetro para saber a efetividade de suas ações, permitindo que você afine ainda mais as próximas medidas promocionais ou de qualquer outra ação que exija uma mudança no status quo da empresa por determinado período de tempo.
Os cuidados que você deve tomar para não perder a previsibilidade
A noção de previsibilidade sozinha não irá conduzir o seu negócio. Na verdade, você corre um sério risco caso se apoie nela como o único pilar da sua empresa.
Sim, ter previsibilidade nos negócios é bom e é algo que deve ser buscado. No entanto, o gestor deve continuar trabalhando para conduzir o negócio de forma a manter a saúde financeira, além de tirar o melhor de cada colaborador.
Sem isso, a própria previsibilidade corre o risco de desaparecer, deixando seu negócio no escuro.
Para evitar isso, nada melhor que conhecer algumas formas para manter a previsibilidade. Saiba mais abaixo.
Mantenha seus funcionários preparados
A acomodação é a inimiga do trabalho bem feito. A previsibilidade não deve ser um impeditivo para melhorias no seu negócio. Portanto, também não deve impedir que seus funcionários cresçam em suas funções.
Sendo assim, é importante que você continue investindo em treinamentos para seus colaboradores, ou mesmo estude a possibilidade de usufruir da especialização do trabalho.
Mantenha os olhos abertos para os riscos
Com previsibilidade ou sem, os riscos estão sempre aí. Eles podem ser negativos ou positivos, de maneira que é importante que você se mantenha atento para identificá-los com antecedência.
Assim, é possível que as melhores decisões sejam tomadas e você não perca de vista os próximos passos de seu negócio.
Além disso, a atenção para os riscos também permite que você enxergue as oportunidades do caminho. Elas podem ajudar sua empresa a alcançar resultados melhores que o previsto, algo que sempre é bem vindo.
Está pronto para elevar a previsibilidade no seu negócio?
Quer também entender melhor sobre como identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa? O diagnóstico empresarial pode te ajudar!