A gestão de equipes é uma das disciplinas essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Saiba agora como aplicá-la no seu negócio da melhor forma possível.
Todo empreendimento é formado por pessoas. Independente da formação ou área de atuação, são essas pessoas que vão compor a sua empresa e trabalharão de forma que pode resultar em seu sucesso ou fracasso.
Sendo assim, fazer uma boa gestão de equipes se mostra essencial para o bom desempenho do seu negócio. Para isso, a empresa deve contar com um bom líder, de forma que ele inspire e sirva de exemplo aos liderados.
Nesse sentido, há várias formas de se abordar a liderança e gestão de equipes. Há aqueles que prefiram ter um apelo maior a autoridade, enquanto outros exercem uma liderança mais democrática.
No fim, são apenas formas distintas de liderar e cabe a você descobrir a que mais se encaixa na sua empresa. Por outro lado, há qualidades e táticas que são necessárias para uma boa gestão de equipes, encaixando-se em qualquer empresa.
É exatamente dessas qualidades e táticas que falaremos aqui. Buscando segui-las, você poderá sentir os resultados positivos que uma boa gestão de equipes traz.
Neste artigo, você verá:
4 formas para melhorar sua gestão de equipes
O que é gestão de equipes?
A gestão de equipes nada mais é que o trabalho de liderança e monitoramento sobre determinados grupos de pessoas na execução de tarefas em prol de um projeto ou conjunto de processos específicos.
O gestor da equipe tem a responsabilidade de manter o time motivado, estabelecendo objetivos claros e otimizando o ambiente para elevar os resultados conquistados.
A gestão de equipes também leva em consideração a subdivisão de times, tendo líderes em cada pequena equipe, sendo eles responsáveis por esses pequenos núcleos e respondendo a um líder maior.
Dessa forma, há a divisão da responsabilidade, de forma que possa haver cooperação para o cumprimento dos objetivos previamente estabelecidos.
Mas afinal, quais as características essenciais de um líder? Quais táticas ele deve adotar para gerir da melhor forma sua equipe? Descubra a seguir.
4 formas para melhorar sua gestão de equipes
A boa gestão de equipes começa com uma autoavaliação, de forma que o gestor consiga reconhecer suas próprias qualidades e defeitos. Dessa forma, torna-se possível enxergar onde é possível melhorar.
A avaliação também deve ser direcionada para a equipe a ser formada. Conhecendo suas forças e fraquezas, o gestor do time fica mais capacitado para tomar decisões acertadas.
Tendo esse conhecimento, chegou o momento de conhecer as táticas e características essenciais para uma boa gestão de equipes.
1- Transparência e honestidade
A equipe precisa ter noção exata do que está acontecendo na empresa e, principalmente, sobre o que se trata seu trabalho e qual o nível de desempenho esperado e cumprido.
Para isso, o gestor necessita ter um canal de comunicação aberto e transparente, deixando evidente suas intenções e pensamentos. Vale salientar, porém, que transparência e honestidade não são a mesma coisa que má educação e ataques.
Muitos gestores se perdem ao pensarem que exercer críticas destrutivas para sua equipe é algo “honesto” e “transparente”. A verdade é que a falta de respeito e de uma comunicação construtiva mais prejudica do que qualquer outra coisa.
A transparência e a honestidade consistem em falar a verdade, mas sempre com um propósito maior: o bem da empresa. Dessa forma, mesmo na hora de tecer críticas, é importante indicar caminhos para melhorias.
Dessa forma, você cria um ambiente de respeito e confiança, cujo time sabe que pode se comunicar de forma honesta sem medo de represália. Com isso, o ambiente como um todo é otimizado, permitindo resultados melhores para sua empresa.
2- Expectativas realistas
Não adianta você ser honesto e transparente com sua equipe, caso suas expectativas estejam fora da realidade. Muitas vezes, as metas da organização não condizem com as capacidades atuais da empresa.
Isso acaba resultando em frustração para a equipe e decepção para os colaboradores do empreendimento. Para evitar tal problema, é importantíssimo estabelecer metas realistas, ainda que desafiadoras.
Dessa forma, a equipe se sente motivada para batê-las, ao mesmo tempo em que sabe que elas são alcançáveis. Por outro lado, você mantém expectativas consonantes com a realidade, exigindo de sua equipe de forma justa, sem exageros para mais ou para menos.
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3- Seja exemplo
É contraproducente exigir algo da sua equipe que você mesmo não pode entregar. Calma, não estamos dizendo que você deve exercer os mesmos trabalhos, mas como gestor você deve ser exemplo na ética de trabalho e cumprimento de compromissos.
Ou seja, o líder deve refletir aquilo que ele mesmo quer para seu time. Assim sendo, um bom começo para isso é cumprir com datas previamente estabelecidas, entregando a sua parte do trabalho no tempo certo, por exemplo.
Além disso, ele deve ser exemplar na comunicação e na maneira de se portar com seus liderados. Quando o líder inspira respeito, é natural que sua equipe siga o exemplo.
Dessa forma, você promove um ambiente saudável para toda a equipe, o que possibilita uma produtividade ainda maior e resultados melhores.
4- Seja um bom ouvinte
Um erro comumente cometido por vários líderes é o de não treinar uma boa escuta ou simplesmente ser inacessível. É algo compreensível: com tantas responsabilidades, fica difícil para o gestor ouvir o que todos têm a dizer.
Ainda assim, é essencial que ele possa ouvir ao menos os membros de sua equipe principal, tendo um canal de comunicação simples e acessível. Dessa forma, o gestor pode entender o que se passa no trabalho a partir do ponto de vista da própria equipe.
Isso sozinho, porém, não quer dizer nada. Um bom canal de escuta é inútil caso o próprio líder não esteja disposto a ouvir seus liderados.
Nesse momento, é importante ter humildade, pois as palavras dos membros do time podem trazer dados valiosos que podem influenciar positivamente o rumo do seu negócio.
Isso não significa acatar cada uma das ideias ou sugestões, mas ouvi-las, entendê-las e então criticá-las conforme o necessário, de maneira que tal comunicação seja um instrumento para boas decisões para seu negócio.
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