O ROI é uma das métricas mais importantes para sua empresa. Entendê-lo faz toda a diferença. Leia nosso artigo e saiba o essencial sobre ele.

Empreender é um risco constante. É necessário estar sempre atento, elaborando planos e gerenciando as diferentes equipes da empresa. Além disso, também é essencial buscar formas de ter previsibilidade.

Ainda assim, nada disso é verdadeiramente útil caso o gestor não saiba se os projetos e processos da empresa estão tendo um bom desempenho.

Por isso, os indicadores de desempenho são imprescindíveis não só para entender o estado atual da empresa, mas também para tomar decisões ponderadas sobre os próximos passos a serem dados.

O ROI é um desses indicadores e, compreendendo-o, ele pode facilitar a vida do gestor. Vamos saber mais?

Neste artigo, você verá:

O que é ROI?

A importância do ROI para sua empresa

Como se calcula o ROI?

Os cuidados a se ter com o ROI

O que é ROI?

A sigla ROI nasceu da expressão em inglês Return Over Investment, que quer dizer “Retorno Sobre Investimento”. É uma métrica utilizada para saber se quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em relação a determinado investimento.

Essa métrica pode ser feita a partir de qualquer ação que tenha o lucro como objetivo. Isso vale para o marketing, treinamentos de funcionários, compra de novos equipamentos, entre outros.

A partir do ROI, você poderá visualizar quais ações da empresa estão dando um retorno real e quais estão prejudicando o negócio. Isso ajuda a definir prioridades, otimizar resultados e alterar o curso de variadas ações.

A importância do ROI para sua empresa

Alguns podem pensar que, caso tudo esteja dando aparentemente certo na empresa, pode-se ignorar o ROI. Acontece que esse é um movimento desnecessariamente arriscado.

O ROI é uma métrica importante para qualquer empresa, independente de seu porte ou condição atual. Ele indica se os investimentos feitos no negócio dão retorno positivo ou não.

Sendo assim, não calcular o ROI de uma campanha de marketing, por exemplo, pode esconder o fato dela estar sendo ineficaz, fazendo que grandes quantias de dinheiro saiam pelo ralo. Isso não ajuda o orçamento, certo?

Dessa forma, o cálculo do ROI pode ajudar sua empresa a economizar e ter maior estabilidade, investindo no que dá retorno real e cortando gastos desnecessários.

Mas afinal, como se calcula o ROI? Vamos descobrir isso agora!

Como se calcula o ROI?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que o ROI é dado em porcentagem. Sendo assim, compreende-se quantos por cento a empresa ganhou ou perdeu em relação ao investimento feito em determinada área.

Com isso em mente, a fórmula do ROI é a seguinte:

ROI = (Receita – Custo) ÷ Custo

Depois, multiplica-se o resultado por 100, sendo possível visualizar a porcentagem do ROI.

Essa fórmula pode ser utilizada tanto para observar o ROI geral da empresa, isto é, o retorno sobre o investimento como um todo, incluindo todos os custos e a receita geral.

Ela também pode ser empregada para ter uma métrica sobre o desempenho de determinado setor ou investimento da empresa, de forma a descobrir se ele está sendo um peso ou uma benesse para o negócio.

Mas afinal, como esse cálculo é feito na prática? Vamos descobrir!

Definindo a receita

A receita nada mais é do que tudo aquilo que a empresa arrecada a partir das vendas de seus produtos e/ou serviços. Para mais informações, leia nosso artigo sobre os diferentes tipos de faturamento.

Porém, pode ser que você queira calcular o ROI de uma área ou ação específica da empresa. Sendo assim, a receita deve ser considerada os ganhos provenientes dessa área ou ação.

Digamos, por exemplo, que você tenha aberto um site para vender os seus produtos. Para calcular o retorno sobre o investimento da página virtual, a receita deve considerar apenas as vendas advindas do site.

Dessa forma, você terá a certeza de que estará contando os valores corretos, fazendo assim uma correlação correta entre os diferentes fatores.

Definindo o custo

Os custos se referem aos recursos financeiros utilizados para realizar o investimento. Um artigo que pode te ajudar a entender melhor é o que falamos sobre a diferença entre custos fixos e variáveis.

Assim como no caso da receita, você pode considerar os custos gerais da empresa. No entanto, é mais comum querer calcular o ROI de uma área específica.

Seguindo o exemplo anterior, teríamos que calcular os custos com a elaboração e manutenção do site, além de outros custos possíveis envolvendo a área.

Um exemplo prático

Vamos ver o ROI funcionando na prática?

Imagine que você decidiu desenvolver um site para vender os seus produtos. Para isso, terceirizou o serviço e contratou uma empresa para elaborar toda a estrutura digital, além de garantir a manutenção.

Ao longo de um mês, você viu o site trazendo novos clientes e um bom número de vendas sendo realizadas. No entanto, você ainda deve pagar uma mensalidade por conta dos custos de manutenção.

Como saber se o negócio está valendo a pena? Calculando o ROI!

A primeira coisa a se fazer é determinar o custo. Neste exemplo, digamos que o custo total do primeiro mês de operação foi de R$ 100.000,00.

Usando o mesmo período de tempo como base, agora vamos descobrir qual a receita adquirida com o site. Digamos que, com toda a estrutura digital, sua empresa tenha conseguido fazer R$ 500.000,00.

Tendo os valores de custos e receita, chega o momento de realizar o cálculo. É muito simples: pegamos a fórmula e inserimos os valores descobertos. Veja a seguir:

ROI = (500.000 – 100.000) ÷ 100.000

Prosseguindo com o cálculo, chegamos ao valor de 4. Em seguida, multiplicamos por 100, o que resulta em 400. Isso quer dizer que o ROI do site é de 400%. Em outras palavras, isso indica que a cada 1 real investido, você tem um retorno de 4 reais.

Os cuidados a se ter com o ROI

Ainda que seja uma métrica extremamente útil, o ROI requer cuidados.

Primeiramente, é necessário saber diferenciar cada área e setor da empresa para interpretar se um valor de ROI é alto ou baixo.

Além disso, deve-se tomar cuidado para os números não serem manipulados, pois o ROI não leva em conta a sazonalidade de vendas.

Sendo bem utilizado, o ROI se mostra uma métrica valiosa. Está pronto para aplicar na sua empresa? Estipular novas metas pode ser o impulso que sua empresa precisa para elevar o ROI. Clique aqui e saiba mais!