Um time sem diálogo não vai a lugar algum. Isso é especialmente válido para sua empresa. Uma boa comunicação empresarial é imprescindível para a obtenção de bons resultados. Entenda agora!

Comunicar-se é uma necessidade humana. Desde os primórdios, ela foi um instrumento essencial para a sobrevivência da espécie. Usada para acertar cooperações, fazer alertas ou mesmo ameaças, a comunicação nos segue a cada passo.

Afinal, quando que não estamos comunicando algo? Quando fazemos um post numa rede social, estamos passando centenas de mensagens implícitas. Até mesmo micro-expressões faciais são formas de comunicação. No fim, comunicar-se é viver.

Dessa forma, fica evidente a necessidade de comunicar-se com qualidade também no meio empresarial. Por mais que seu negócio tenha uma dinâmica própria, a comunicação segue sendo uma necessidade irrevogável.

Ainda bem que, com estudos e aprendizados crescentes, hoje podemos contar com melhores formas de utilizar a comunicação empresarial. Aprender sobre ela é a chave para manter um diálogo claro e verdadeiro com sua equipe. Saiba mais agora!

Neste artigo, você verá:

O que é comunicação empresarial?

Os canais de comunicação

A importância da comunicação empresarial

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial (também conhecida como comunicação corporativa) é todo processo de comunicação envolvendo uma empresa. Pode ter do tipo interno ou externo.

No caso da comunicação interna (também conhecida como endomarketing), estamos falando da transmissão de mensagens dentro da própria organização, tendo como destino funcionários, gestores e outros colaboradores.

A direção e o sentido da mensagem também trazem uma nova classificação para esse tipo de comunicação. Ela pode ser:

  • Vertical ascendente: Ocorre quando um subordinado se comunica com um superior, tendo como objetivo comunicar possíveis problemas, dar sugestões para possíveis melhorias, apresentar resultados, entre outros;
  • Vertical descendente: Ocorre quando um nível hierarquicamente superior se comunica com seus subordinados. Pode trazer informações de estratégias, planos, feedbacks, entre outros;
  • Horizontal: Acontece quando há comunicação entre duas pessoas de mesmo nível hierárquico na empresa. Pode ser uma troca de e-mail entre colegas, por exemplo. Também chamada de comunicação lateral.

Quanto à comunicação externa, não vemos a classificação de níveis hierárquicos. O que acontece, no entanto, é que há uma variedade de receptores muito maior.

A empresa pode, por exemplo, se comunicar com clientes, fornecedores, governo, concorrentes e o público geral como um todo.

Os canais de comunicação

A comunicação sozinha pouco adianta caso ela não seja repassada com excelência. Para isso, contamos com o auxílio dos canais de comunicação. Eles nada mais são que o meio com o qual nos comunicamos.

No caso da empresa, existem vários canais a serem utilizados, cada um com seus pontos fortes e fracos. De acordo com a circulação da mensagem (interna ou externa), os canais mais adequados também podem variar.

Sendo assim, a empresa deve levar em conta questões como: formalidade, necessidade (ou não) de uma resposta rápida, identidade da empresa, entre outras.

Com esses pontos levantados, você pode começar a pensar em canais para utilizar a comunicação empresarial.

Internamente, um exemplo clássico é o e-mail. É costumeiramente utilizado para comunicações formais, mas sem grande urgência. Um bom uso se dá, por exemplo, ao informar que haverá uma reunião dentro de alguns dias.

Por outro lado, a informalidade de uma mensagem por WhatsApp pode se fazer necessária para um subordinado avisar ao superior que irá se atrasar, pois perdeu o transporte. Ainda que não seja nada formal, esse canal de comunicação é extremamente veloz. 

Quando falamos da comunicação externa, por outro lado, vemos outras possibilidades. Ela inclui propagandas, ligações telefônicas, pós-venda, boletins e mais.

Ela deve se adequar a identidade da empresa, mostrando para os receptores aquilo que sua empresa representa. Isso vai influenciar na identidade visual, meios de abordagem e até na própria escolha dos canais de comunicação.

A importância da comunicação empresarial

Mas afinal, qual a importância real da boa comunicação empresarial? Quais os benefícios práticos de sua aplicação?

Os benefícios são inúmeros e eles se dividem na boa comunicação interna, assim como na externa. Entenda agora!

As vantagens que a comunicação empresarial interna traz

Já falamos aqui sobre gestão de equipes. Sendo formada por duas pessoas ou mais, toda empresa necessita de uma comunicação que funcione. Dessa forma, a comunicação empresarial torna-se uma necessidade básica.

Em primeiro lugar, ela estimula a clareza de informações. Conhecendo os planos, projetos e processos, os colaboradores podem investir o tempo de forma verdadeiramente útil, contribuindo para o crescimento do negócio.

Além disso, a boca comunicação também auxilia na redução de erros operacionais, dando previsibilidade e agilidade para a correção dos poucos problemas que podem ainda acontecer.

Há ainda o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, com uma sensação de confiança e transparência. Isso tem um efeito psicológico positivo em todos os colaboradores, que podem ser ainda mais eficientes.

Por último, mas não menos importante, a boa comunicação empresarial garante a construção de um bom relacionamento interno, que também eleva a produtividade.

As vantagens que a comunicação empresarial externa traz

A comunicação externa tem como função a construção de um relacionamento saudável com aqueles que estão fora da empresa. Como já dissemos, isso inclui fornecedores, clientes, o governo, entre outros.

Cada um desses receptores tem uma função diferente dentro do ciclo da empresa, tendo um peso e impacto próprio. Conhecê-los e entender como se comunicar é a chave para se aproximar do sucesso. Alguns exemplos:

  • Clientes: A comunicação com clientes (sejam eles potenciais ou consolidados) é essencial tanto para a atração como fidelização. Clientes fiéis servem como chamarizes para a empresa, atraindo novos compradores;
  • Fornecedores: A boa comunicação com fornecedores pode garantir o desenvolvimento de acordos e contratos que sejam vantajosos para seu negócio, além de evitar surpresas desagradáveis;
  • Governo: Ninguém gosta de ter o governo pegando no par. Estando em conta com as taxas e impostos é o primeiro passo para um bom relacionamento com o governo. Além disso, alvarás e outras questões jurídicas fazem parte desse diálogo.

Está pronto para aplicar a comunicação empresarial tanto interna como externamente? Os 4 Ps do Marketing podem te ajudar nisso!