Conhecer as qualidades e defeitos de sua empresa é fundamental. Nessa hora, o diagnóstico empresarial se mostra essencial. Saiba mais agora!
Quando você vai ao médico, não pode esperar que ele receite um medicamento sem antes fazer perguntas ou examine você. Frequentemente, os problemas mais graves não são visíveis a olho nu, necessitando de um diagnóstico certeiro para o tratamento adequado.
A mesma regra vale para empresas. Em momentos de crise, desafios ou mesmo na montagem de metas mais ousadas, não adianta buscar soluções ou caminhos sem antes fazer uma análise precisa.
É aí que entra o diagnóstico empresarial. Ele permitirá que você conheça melhor o estado da sua empresa. Com essa consciência, você será capaz de tomar decisões mais acertadas para superar os desafios do seu negócio.
Mas como é feito um diagnóstico empresarial? Quais passos são dados até que o gestor tenha pleno conhecimento de sua empresa? Quem pode te ajudar nesse processo? Siga com a leitura deste artigo e descubra!
Neste artigo, você verá:
O que é o diagnóstico empresarial?
Como é feito um diagnóstico empresarial?
O que é o diagnóstico empresarial?
O diagnóstico empresarial é a prática de um conjunto de ações para identificar o estado atual de uma empresa. Essa identificação serve para encontrar possíveis problemas e oportunidades para o negócio em questão.
Isso pode ser feito de várias formas, sendo tais formas combinadas para a construção de resultados mais concretos. São elas: elaboração de entrevistas, uso de métricas de desempenho, desenvolvimento de relatórios, análise de dados, entre outros.
Sem o diagnóstico empresarial, o gestor fica cego diante dos problemas e oportunidades de seu negócio.
Nesse caso, a empresa corre o risco de sofrer reveses inesperados, tendo em vista que os responsáveis pelo negócio não conhecem os próprios problemas internos e externos.
Como é feito um diagnóstico empresarial?
Como já falamos anteriormente, o diagnóstico empresarial envolve um conjunto de ações que se integram para gerar informações o mais próximas da realidade possível.
Dessa forma, o diagnóstico pode ser dividido em diferentes etapas – assim como um grande projeto é dividido em projetos menores – para uma compreensão mais clara e profunda.
Aqui faremos a divisão em três etapas: aquisição e análise de dados, identificação de problemas e, por último, proposta de intervenção. Siga a leitura e saiba mais detalhes!
Aquisição e análise de dados
A etapa fundamental é adquirir o maior número de informações do negócio. Isso envolve todas as áreas da empresa, das finanças ao marketing, dos recursos humanos às vendas.
Entre os métodos para se fazer isso, destacamos três:
- Entrevistas: converse com gestores de diferentes setores, colaboradores e funcionários. Com um bom roteiro de perguntas, descubra como tais setores estão funcionando, quais os problemas e pontos de alta qualidade. Já falamos várias vezes, mas não custa repetir: um bom trabalho em equipe é fundamental para qualquer negócio.
- Relatórios: cada setor da empresa deve elaborar documentos com dados a respeito do funcionamento da área e dos processos existentes. Já falamos disso aqui no blog e pode te ajudar bastante. Com relatórios completos e atualizados, fica muito mais fácil entender o estado atual de sua empresa e o porquê dela estar assim.
- Observação direta: pode parecer simples, mas observar o trabalho de perto ajuda a ter uma nova visão sobre seu negócio. Ir a campo e ver os processos em execução ajuda a entender a rotina de seus funcionários, formas de operação e possíveis erros e acertos cometidos. Você só tem a ganhar experimentando sua empresa ainda mais de perto!
Tendo adquirido os dados, chega o momento de analisá-los. Para isso, você precisará organizá-los. Isso pode ser feito montando planilhas no Excel ou mesmo usando outros softwares de sua preferência (a Omie pode te ajudar nisso!).
Nesta etapa, você irá expor tudo que foi descoberto de uma forma visualmente clara, de maneira que todos os colaboradores consigam entender como anda a saúde da empresa.
Há problemas financeiros? Os processos estão demorando mais do que deveriam? Não há integração entre os diferentes setores? Com uma boa exposição de dados é possível responder todas essas perguntas e muito mais.
Recomendamos que você monte também gráficos, fluxogramas e qualquer outro elemento visual que facilite a compreensão. Dessa forma, fica mais fácil elencar prioridades e tomar decisões mais certeiras.
Identificação de problemas
Com toda a visualização de dados, ficará muito mais fácil identificar os problemas na sua empresa. Neste ponto, é importante levar em consideração a relação de causa e efeito.
Muitas vezes, um problema em determinado setor tem a origem em outro. Por exemplo, o Marketing pode não converter tantos leads, mas talvez isso se dê por conta de avaliações de clientes antigos em relação a produtos mal desenvolvidos.
Como um organismo vivo, a empresa deve ser encarada como uma grande relação entre sistemas, projetos e processos. Dessa forma, você conseguirá distinguir os sintomas da doença.
Com essa análise, você poderá ver se tem problemas com a relação com os fornecedores, ou se o maquinário é defasado e defeituoso. No fim, o mais importante é ter ciência disso tudo.
Não há solução na escuridão. Sabendo o que aflige o seu negócio, você poderá prosseguir para a parte mais empolgante do diagnóstico empresarial.
Proposta de intervenção
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Tendo noção de onde está a raiz do problema na sua empresa, você poderá tomar ações para cortá-la da melhor forma possível.
Neste momento, você deve se reunir com os colaboradores das áreas de maior necessidade ou relação. Deixando claro quais problemas e pontos de melhorias existem, fica mais fácil tomar ações proativas para superar os diversos desafios.
Além disso, você deverá montar planos de ações para saber exatamente os próximos passos a serem dados. Sem planejamento, o diagnóstico empresarial surtirá pouco ou nenhum efeito.
Após isso, ponha em prática o que foi definido e siga monitorando o desenvolvimento do seu negócio. Mas existe algo que precisa ser lembrado: mudanças não ocorrerão da noite pro dia.
O planejamento exige calma e o diagnóstico empresarial apontará as dores e caminhos necessários para curá-las em sua empresa. Ainda assim, não espere que tudo se resolva rapidamente. É necessário persistir!
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