Promoção de funcionários: como e porque fazer

Entender a hora certa de promover funcionários é essencial para manter o seu negócio em pleno crescimento, além de garantir a motivação da equipe. Entenda!

Ninguém gosta de se manter estático na vida. Por mais que se possa admirar o que se faz, toda pessoa tem o anseio de evoluir de alguma forma. No ambiente de trabalho, isso não é diferente.

Ainda que os membros da sua equipe gostem das funções que exercem, muitos deles podem sentir o nível de motivação diminuir com o passar do tempo.

Além de cair na rotina, a repetição de trabalhos pode levar os empregados a acreditarem que nunca crescerão na empresa, o que pode ser uma ameaça até mesmo ao desempenho deles.

Por isso, dar um senso de propósito é essencial para manter todo o time motivado. Isso pode ser feito através do estabelecimento de metas e projetos, por exemplo.

Porém, o que dá um propósito ainda mais duradouro aos colaboradores é a ideia de um crescimento real na empresa. Isso pode se dar através de promoções, potencialmente ajudando a empresa a crescer. Entenda melhor agora!

Neste artigo, você verá:

O que é a promoção de um funcionário?

Quais os critérios para uma promoção adequada?

O que é a promoção de um funcionário?

Na prática, promover um funcionário é colocá-lo em uma função de maior responsabilidade, tendo ganhos ampliados de forma proporcional ao novo trabalho que lhe foi dado.

Essa maior responsabilidade indica que tal funcionário também terá mais influência sobre os rumos da empresa, ao menos em relação ao seu cargo anterior.

Sendo assim, a promoção deve ser feita com paciência e responsabilidade, cabendo ao gestor escolher a pessoa certa para o cargo.

Dessa forma, além de motivar o time como um todo, uma promoção bem feita tende a render bons frutos para a empresa, promovendo o crescimento ao mesmo tempo em que mantém a saúde financeira do negócio.

Quais os critérios para uma promoção adequada?

É importante salientar que a promoção não deve ser feita de maneira arbitrária. Mantendo a ética no trabalho, não deve haver favorecimento a certos funcionários em detrimento de outros, muito menos trocas ou compras de promoções.

Tudo isso é eticamente errado e ainda fere a lei, sendo duplamente inadequado.

Os critérios para se realizar uma promoção devem ser técnicos e imparciais, promovendo uma competição justa entre os funcionários que almejam o cargo.

Com isso em mente, saiba que cada empresa tem a sua própria metodologia para realizar promoções. No entanto, os critérios gerais são os mesmos, facilitando a compreensão e a aplicação no seu próprio negócio. Vamos entender isso melhor agora!

Competência

O primeiro ponto a ser analisado é se o funcionário tem competência para assumir o cargo almejado. Em outras palavras: ele está tecnicamente preparado para assumir as novas responsabilidades? Ele é treinado? É capaz de lidar com os novos desafios?

Isso vai além da simpatia ou do bom coração do funcionário. Por mais que esses sejam dois atributos positivos, uma empresa precisa mais de competência do que de sorrisos.

Sendo, questões como formação acadêmica e cursos feitos pelo funcionário também devem ser levadas em conta nesse momento. Além disso, a experiência em cargos anteriores também é um ponto que fala sobre a competência. Preste atenção nisso!

Proatividade

Proatividade é a capacidade de uma pessoa de não apenas tomar iniciativas, mas de ser responsável pelos seus atos. É uma palavra que anda em voga no ambiente empresarial, sendo uma característica primordial para empresas de grande sucesso.

Sendo assim, quando falamos de promover funcionários, a proatividade deve ser uma das qualidades a serem levadas em conta. Por mais competente que seja, um funcionário sem proatividade pouco irá ajudar.

Isso acontece, pois a falta de proatividade equivale a falta de iniciativa. Como alguém sem iniciativa pode assumir responsabilidades maiores e influenciar ainda mais a empresa com seu trabalho?

Por isso, é importante observar o grau de proatividade de seus funcionários. Eles ficam prontamente dispostos a resolver problemas? Eles se antecipam sempre que podem? Ou eles sempre esperam sem nunca agir?

As respostas dessas perguntas podem dar pistas sobre se determinado funcionário deve ou não ser promovido.

Caráter

Como é o comportamento do seu funcionário? Ele é pontual? Trata o trabalho com seriedade? Busca sempre melhorar?

Todas essas questões falam muito mais do caráter do que da técnica ou da competência em si. E, por falarmos sempre de responsabilidade, por isso mesmo elas são importantes. Pergunte-se: você confiaria tais trabalhos a esse funcionário?

Caso você tenha dúvidas quanto a resposta, talvez seja melhor esperar e analisar com mais calma. A falta de confiança é um dos maiores motivos de desgaste em relacionamentos como um todo, e nas empresas não é diferente.

Além disso, diferente da competência, que pode ser melhorada com cursos e treinos, o caráter dificilmente muda, sendo algo que precisa de atenção.

Comunicação

Saber se comunicar é essencial em qualquer trabalho. Na hora da promoção, essa característica é ainda mais importante, pois o funcionário precisará ter uma comunicação ainda mais frequente com os superiores.

Além disso, a comunicação também deverá se dar também com os futuros subordinados do funcionário promovido. Sendo assim, ter uma comunicação transparente é essencial para o bom entendimento das informações passadas.

Sem essa qualidade, o funcionário corre o risco de ser um entrave na comunicação da empresa. Isso não seria bom para ninguém, certo?

Visão da equipe

Com a promoção, é esperado que o funcionário precise liderar seus novos subordinados. Dessa forma, a percepção da equipe sobre ele é muito importante, tendo influência direta sobre o desempenho do setor em questão.

Algo que pode ajudar nesse ponto é realizar uma avaliação 360º, de forma a compreender a percepção da empresa em relação ao funcionário a partir dos mais diversos pontos de vista.

Isso dá ao gestor novas formas de olhar para o promovido, conseguindo ver se aquela é, de fato, a melhor decisão para a empresa.

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