Metodologia Scrum: TUDO que um gestor precisa saber para colocar em prática

Seu projeto é complexo e de difícil execução? A Metodologia Scrum vai ajudar você!

Com a complexidade crescente de projetos e processos, torna-se necessário para o gestor a utilização de ferramentas e estratégias que facilitem a compreensão e execução de variadas atividades.

Sem o uso de ferramentas adequadas, você provavelmente sofrerá com a falta de compreensão de seu próprio negócio, sofrendo com desafios ainda maiores para gerir sua empresa.

Nesse contexto, a metodologia Scrum é um auxílio que alia fácil visualização com flexibilidade. Usada por várias empresas, essa ferramenta pode ser o que você precisa para se organizar e executar seus planos da melhor forma.

Continue a leitura e saiba mais!

Aqui você vai entender:

O que é a metodologia Scrum?

Para que serve a metodologia Scrum?

Como aplicar a metodologia Scrum?

Quais etapas da metodologia Scrum?

O que é a metodologia Scrum?

Scrum é uma ferramenta para planejamento e gestão de projetos usada para intensificar o trabalho em equipe, controlando por meio de ciclos a evolução de produtos. Essa metodologia origina-se de um programa de software, utilizado quando um projeto é complexo e de difícil previsibilidade.

Tem como foco a divisão de etapas rápidas de produção, conhecidas como sprints, que buscam analisar a eficácia relativa das práticas de gerenciamento e desenvolvimento, de modo a melhorá-las. 

Para que serve a metodologia Scrum?

Usada para gerenciamento de projetos complexos, a metodologia scrum também permite ser aplicada às rotinas de trabalho que necessitam de interação de diferentes equipes, em empresas de qualquer segmento e porte. Tem como pilares a transparência, inspeção e adaptação, para promover uma gestão mais eficaz.

Dessa forma, o gestor consegue ter uma visualização rápida e flexível acerca dos projetos da sua empresa, vendo a interação entre diferentes equipes e antecipando possíveis desafios a serem superados, assim como responsabilidades a serem priorizadas.

Como aplicar a metodologia Scrum?

Na metodologia Scrum, sugere-se que o projeto seja dividido em ciclos de atividades, nos quais incluem-se reuniões de alinhamento, para definir as responsabilidades de cada membro da equipe, de modo que os resultados sejam alcançados com propósito e eficiência.

Durante os eventos, as condições ou mudanças são ajustadas, sempre de forma ágil e sem ações engessadas, com o intuito de buscar uma solução mais rápida e eficaz.

Entretanto é preciso entender os papéis de cada pessoa dentro da metodologia Scrum: Scrum Master, Product Owner e o Scrum Team, pois cada papel tem sua importância. São eles:

Scrum Master é considerado o coach (treinador ou mentor) da equipe e também do Product Owner, ajudando a equipe na resolução de problemas. Seu papel é treinar a equipe, e não resolver por eles. 

Product Owner é a pessoa que define os itens que vão compor a lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto, portanto é aquele que conduz  as reuniões ou Sprint Planning, com a participação do Master Scrum e todo o Scrum Team.

Scrum Team é a equipe, constituída por todos os que desenvolvem o projeto. Não existe necessariamente uma divisão funcional, pois todos trabalham em conjunto em prol do sucesso do projeto, cada qual com sua personalidade e habilidade.

Quais etapas da metodologia Scrum?

Para simplificar as etapas da aplicação da metodologia Scrum, é só seguir o passo a passo:

1.  Defina seu Product Owner (P.O.) e monte seu time, alocando pessoas que trabalhem neste projeto de modo que suas habilidades sejam identificadas como parte do que se quer alcançar.

2.  Defina um Scrum Master (coach), aquele que conhece o método e que tenha a capacidade de acompanhar e direcionar o time em todos os ciclos.

3.  Desenvolva um  Backlog  (uma lista de tarefas que o Scrum Team se compromete a fazer em um Sprint) com base nas prioridades definidas pelo P.O. e o tempo que será necessário para completar as várias atividades.

4.  Planejamento do Sprint, que nada mais é do que a reunião que determina a duração de cada ciclo de trabalho, tendo como  resultado o Sprint Backlog. Vale ressaltar que o Sprint Scrum também tem suas fases, por isso deve-se manter a constância das reuniões (Daily Scrum) e revisar sempre os sprints durante esse processo.

5.  Faça a retrospectiva. Após a aplicação de cada sprint, a equipe deve se reunir para observar os resultados obtidos. Esse é o momento de dever cumprido, onde é mostrado o sucesso para todos os envolvidos, diretos ou indiretamente.

Ficou confuso? Calma!

O Scrum pode parecer complexo, mas todos os papéis servem para deixar o processo mais ágil. Os sprints (reuniões de alinhamento dos ciclos) possuem funcionalidades, ferramentas e divisões. Conheça mais sobre cada uma delas:

Sprint Planning Meeting: reunião de trabalho rápida e objetiva para planejamento.

Product Sprint Backlog:  documento em que estão listadas e sequenciadas todas as tarefas que devem ser realizadas durante cada etapa do projeto. Assim, o Project Owner e o Scrum Team devem decidir o que deve ou não ser feito, dependendo da importância e necessidade.

Kanban: quadro de trabalho que lista e organiza todas as atividades a serem desenvolvidas pela equipe, divididas em quatro estágios: a fazer, fazendo, em teste, concluído.

Sprint Retrospective: é uma recapitulação do projeto, mostrando pontos fortes, avanços e o que deve ser melhorado.

Daily Scrum: reunião de alinhamento diário para verificação das tarefas já executadas e ainda por executar, além da identificação dos problemas estão atrapalhando a execução do projeto. É excelente para identificar o desempenho da empresa em relação a diferentes objetivos.

Sprint Review Meeting: reunião de avaliação do andamento de cada etapa, sempre realizada ao final do sprint.

Burndown: é uma representação gráfica do trabalho a ser feito de acordo com o tempo e a complexidade do mesmo.

Agora que você já revisou e fixou as etapas do Scrum, deu para perceber o quanto essa metodologia agiliza de forma eficaz os projetos mais complexos?

A praticidade e estratégias bem elaboradas do dia a dia são a marca registrada da metodologia Scrum.Que tal conhecer mais algumas ferramentas de gestão? Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Rolar para cima